cultura

Filó Machado celebra 60 anos de carreira com concerto na Capricho Setubalense

O cantor, compositor, instrumentista e arranjador brasileiro tem mais de uma dezena de discos lançados.
Decorre dia 25 de maio. (DR: Marco Aurelio Olimpio)

Não é todos os dias que podemos assistir a um concerto de um artista que já celebrou mais de meio século de carreira. Pois bem, vai ter essa oportunidade e sem precisar sair de Setúbal, já que o cantor brasileiro Filó Machado vai atuar na cidade, em celebração aos 60 anos de caminho percorrido no mundo da música.

É já no próximo dia 25 de maio, pelas 22 horas, que o também compositor, instrumentista e arranjador vai subir ao palco da sede da Sociedade Musical Capricho Setubalense. O projeto “Filó Machado, 60 Anos de Música” foi selecionado pelo Ibermúsicas 2023, um programa de cooperação dedicado exclusivamente ao setor musical ibero-americano. A série de concertos dá continuidade às celebrações dos 60 anos de carreira do multi-instrumentista, iniciadas em 2021, ampliando a nível internacionalmente.

No palco, Filó Machado (voz e violão) é acompanhado por Felipe Machado (violão e voz) e Lisandro Massa (piano/teclados). Na Capricho Setubalense, o evento conta com a participação especial de músicos que integram formações de jazz da sociedade, no contrabaixo, percussão e naipes de metais.

“O artista, de 73 anos, é reconhecido não só pelo virtuosismo como multi-instrumentista ou pela originalidade e criatividade nas composições, sua interpretação encanta também pelo timbre personalíssimo e pela força do seu canto. A sua música transborda sensações: o dedilhar de ritmos que passam por sons dos diversos ‘brasis’ conecta-se com a música do mundo, tendo o artista imerso na sua história, a sua vida e a sua arte integrada às melodias”, explica a organização do evento.

A sala tem capacidade para 200 lugares e o bilhete custa 10€. A bilheteira abre 1 hora antes do espetáculo. Dia 25 há também masterclass “Improvisações no Samba e Noutros Sons”, com a duração de 120 minutos, para músicos musicistas, estudantes de música e interessados em geral. Há 30 vagas e o preço é de 5€. As inscrições devem ser feitas através do email jazz@nullcaprichosetubalense.pt.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA