cultura

Filme “Sol e Sombra” é exibido no Fórum Luísa Todi em formato de cine-concerto

A sessão integrada no Film Fest está agendada para o dia 9 de outubro, domingo, às 16 horas.
Marque na agenda.

No próximo dia 9 de outubro, domingo, chega mais um evento especial do Film Fest — Festival de Cinema Musicado ao Vivo. A sessão “Sol e Sombra” é exibida às 16 horas no Fórum Municipal Luísa Todi. O filme conta a história de Antonio de Baena, um famoso toureiro, que se apaixona por Juana, uma empregada de albergue, e por uma estrangeira que visita Espanha e acaba por morrer nas mãos da espanhola ciumenta.

“Sol e Sombra” (Soleil et Ombre) é uma fábula sombria sobre sexo e morte, a história de um triângulo amoroso entre um toureiro, uma camponesa e uma mulher estrangeira. Foi filmado em 1922 em Castela e Andaluzia. Musidora desempenha ambos os papéis: a camponesa Juana e a sua rival, uma escolha de casting inteligente para a usual virgem versus libertina, dando a entender que uma só mulher pode ter esta dualidade.

Com realização de Musidora e Jacques Lasseyne, a música é de Gonçalo Simões, musicada ao vivo com direção musical do maestro Nuno Batalha, com as participações de Rita Malão (flauta transversal), Samuel Santos (violoncelo), Tiago Alexandre (guitarra), Gonçalo Simões (piano) e do Coro Feminino TuttiEncantus.

Gonçalo Simões iniciou os estudos musicais na Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, na qual estudou particularmente com o professor António Menéres Barbosa, antes de ser admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, na Licenciatura em Piano, sob a orientação dos professores Jorge Moyano e Olga Prats (piano) e Fernando Fontes (música de câmara).

O músico participou ainda em várias masterclasses e cursos de aperfeiçoamento, na área de piano com os professores Irina Vinogradova, Jörg Dëmus, Vitaly Margulis, entre outros. Em 2019 foi convidado a compor e tocar ao vivo a banda sonora para o filme “Shoes” na primeira edição do Film Fest, sendo músico e compositor assíduo neste evento.

Os bilhetes para a sessão custam 5€ e estão disponíveis online. Para ficar a par de todas as novidades pode consultar o site oficial do Film Fest. O objetivo do festival é recuperar o formato dos cine-concertos com a exibição de filmes clássicos e cinema de autor, acompanhados por músicos em atuações ao vivo.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA