cultura

Festival Literário Conexões Atlânticas passa por Setúbal este mês

O evento está marcado para o dia 22 de novembro na Biblioteca Pública Municipal. A entrada é livre.
Festival celebra literatura Portuguesa.

A segunda edição do Festival Literário Conexões Atlânticas vai passar pela cidade do Sado. Pode apontar na agenda o dia 22 de novembro, terça-feira, entre as 11 horas e as 17h30, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. O evento de entrada livre é organizado pela editora In-Finita e tem como objetivo a divulgação da literatura e da língua portuguesas.

O evento tem início com um sarau poético que conta com a participação de diversos autores setubalenses. À tarde, a partir das 14 horas, os escritores Isabel Bastos Nunes e Vítor Costeira conduzem uma oficina sobre escrita criativa. De seguida, às 16 horas, pode contar com a apresentação do livro “Sol Invicto”, de Cobramor, pseudónimo de Hugo D’Oliveira. A passagem por Setúbal da segunda edição do Festival Literário Conexões Atlânticas, organizado em parceria com a Câmara Municipal, termina com a apresentação do livro “A Cruz Haitiana”, de Iara Lemos.

Realizado pela In-Finita/FLIPO com o intuito de dar continuidade à divulgação da língua portuguesa entre os escritores e pensadores luso-afro-brasileiros, com o apoio institucional de diversas entidades e parceiros, o festival foi construído para promover e divulgar o trabalho de cada participante, além de debater assuntos de interesse, não só dos profissionais, mas também dos leitores e do público em geral.

A intenção deste ano é chamar a atenção para as diversas regiões de Portugal e dinamizar entre a comunidade local e internacional o que temos de mais rico: a tradição da língua portuguesa. O evento conta com mesas de diálogo, leituras poéticas, painéis — tanto no virtual como no presencial —, lançamentos e apresentações de livros.

A organizadora do evento, editora e produtora cultural, Adriana Mayrinck espera “que o festival crie um despertar para a importância e responsabilidade da literatura em língua portuguesa, sendo ela impressa ou digital. E uma conexão entre todos que nasceram às margens do Atlântico que se encontram espalhados pelo mundo”.

A iniciativa realiza-se também em Coimbra, no Porto e em Lisboa, em datas distintas deste mês. Além das iniciativas presenciais nas cidades descritas, o evento conta com atividades online, nos dias 20 e 21, domingo e segunda-feira, no canal de YouTube da In-Finita.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA