cultura

Festival Internacional de Teatro de Setúbal está de volta

20 espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, incluindo cinco estreias, são o destaque da XXIV Festa do Teatro.
É de 18 a 27 de agosto.

Temos boas notícias para os amantes de teatro: vem aí mais uma edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, numa parceria entre o Teatro Estúdio Fontenova e a Câmara Municipal de Setúbal. A decorrer entre os dias 18 e 27 de agosto, o evento foi oficialmente apresentado na passada quarta-feira, dia 3 de agosto, na Casa da Baía de Setúbal.

A sessão contou com a presença do vereador da Cultura, Pedro Pina, que afirmou que “o teatro e a criação artística em geral funcionaram sempre como uma espécie de reserva terapêutica nas pessoas”, sublinhando o facto de a Festa do Teatro nunca ter sido interrompida apesar da pandemia.

Em 2022, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal regressa com um programa reforçado, inclusivamente com uma extensão em setembro, através de um espetáculo da Companhia de Teatro do Algarve no Fórum Municipal Luísa Todi.

José Maria Dias, diretor artístico do festival, não destacou nenhum espetáculo do cartaz, pois acredita que “todos têm uma qualidade superior que merecem a mesma atenção”. Adiantou, no entanto, que o programa deste ano será mais descentralizado, “nomeadamente na freguesia de São Sebastião”, que recebe eventos no Jardim de Monte Belo e na Escola Secundária D. João II.

A apresentação do festival decorreu na Casa da Baía. Foto: Município de Setúbal.

Entre a lista de estreias constam, pelo Grupo Cru, “Proibido Virar à Esquerda”, no dia 19, às 22 horas, na Escola Secundária Sebastião da Gama, pelo Ateliê de Ópera de Setúbal, “O Acampamento das Carmens”, dia 21, às 22 horas, na Escola Secundária D. João II, e, pelos Cães do Mar e SejaDonodoSeuNariz, “Amijik”, com sessões às 19 horas e às 19h45 na Escola Secundária Sebastião da Gama.

As estreias reservam mais duas peças, “Noite — Homilia para um Perdão”, de Carla Madeira, às 19 horas, e “Má Sorte”, por Buzico!Produções, Umcoletivo e CAE Portalegre, às 22 horas, ambas no dia 26 e na Escola Secundária Sebastião da Gama.

A XXIV Festa do Teatro inclui também uma Secção Oficial com 11 espetáculos de cénicos, além da extensão de setembro, a Secção Off Mais Festa com nove apresentações, das quais quatro entram também a concurso, assim como uma mostra de curtas-metragens, três concertos e encontros de conversas ao redor do teatro com o tema central “Uma lente para o futuro”.

Os espetáculos da Secção Oficial têm bilhetes a 8€ para o público em geral e a 6€ para estudantes, desempregados, menores de 25 anos, maiores de 65 e profissionais do setor. Várias apresentações da Secção Mais Festa são de entrada livre, podendo ser solicitada ao público uma gratificação solidária — “ao chapéu” — para os artistas ou intervenientes dos espetáculos.

Este ano, o Festival chega com mais uma novidade, pela primeira vez, apresenta um site inteiramente dedicado ao evento. Se está a pensar ir a estes espetáculos saiba que para os eventos no Fórum Municipal Luísa Todi pode ir diretamente à bilheteira desta sala de espetáculos, disponível também online em bilheteira.fmlt@nullmun-setubal.pt ou do telefone 265 522 127.

Para os restantes espetáculos, bilhetes e informações podem ser adquiridos através do email bilheteira@nullfestadoteatro.pt ou dos telefones 932 570 979 e 925 436 516. A bilheteira abre a 17 de agosto, entre as 18 e 20 horas e, nos restantes dias, até uma hora antes dos espetáculos.

Os ingressos podem ser comprados presencialmente na Escola Secundária Sebastião da Gama, através da entrada pela Avenida Mariano de Carvalho, e, no dia 21, às 21 horas, apenas na Escola Secundária D. João II.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA