cultura

Festival ExpressArte chega a Setúbal com música, cinema, teatro e dança

O programa decorre até ao dia 3 de dezembro em vários espaços da cidade. Saiba tudo o que pode ver.
O programa já foi revelado.

É oficial: a 22.ª edição do Festival ExpressArte – Encontro de Expressões Artísticas está de volta à cidade. Mais uma vez, o evento destinado a divulgar projetos artísticos de pessoas portadoras de deficiência vai juntar, até ao dia 3 de dezembro, sexta-feira, atividades de música, dança, teatro, poesia, cinema, exposições e workshops. 

Todas as iniciativas são de entrada gratuita e decorrem em espaços da APPACDM e em equipamentos dos concelhos de Setúbal, Palmela e Moita. A cerimónia oficial de abertura do festival está marcada para o próximo dia 10 de novembro, quarta-feira, entre as 10 e as 17 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi. Este evento inclui performances de música, dança e teatro por grupos da APPACDM e outras instituições.

No dia 13 de novembro, sábado, às 16 horas, há uma sessão de curtas-metragens no Espaço 50 Cuts e no dia 14, domingo, à mesma hora, abre ao público a exposição “Criar como um artista famoso”, que pode ser visitada até dia 4 de dezembro na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. No dia 15 de novembro, segunda-feira, pelas 14h30, há poesia itinerante no Parque do Bonfim e a 17, quarta-feira, às 15h30, há uma nova sessão de curtas-metragens, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

A fechar, no dia 20 de novembro, sábado, pelas 15 horas, na Galeria Municipal do Banco de Portugal, é apresentada a nova editora Arrábita, uma iniciativa da APPACDM de Setúbal para promover a edição em livro de trabalhos realizados pelos utentes da instituição. A sessão inclui o lançamento do primeiro livro editado pela Arrábita, “Cada linha um Anzol… e um Poema”, de Mário Oliveira.

O programa do ExpressArte reserva, ainda, um concerto do Ensemble Juvenil de Setúbal, no dia 27 de novembro, sábado, pelas 16 horas, no Museu do Trabalho Michel Giacometti e o 3.º Encontro de Grupos de Percussão “Inclu’Som” nas ruas da Baixa de Setúbal, no dia 1 de dezembro, quarta-feira, a partir das 9 horas.

O Festival ExpressArte encerra no dia 3 de dezembro, sexta-feira, com a Mostra Regional, evento que inclui atuações de grupos da APPACDM de Setúbal e de instituições congéneres, a partir das 10h30, no Auditório Bocage, e com a estreia da peça “É ou não é? Pode ser?”, do Grupo de Teatro Puzzle, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21 horas.

O ExpressArte contempla, igualmente, a primeira residência artística do Clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, constituída por um conjunto de workshops dirigidos aos utentes da instituição, e a iniciativa “Arte nas Escolas”, com sessões de dança e de percussão destinadas à comunidade escolar.

Para saber mais informações pode ligar para o número 910 784 385 ou do email caj@appacdm@nullgmail.com. O festival, organizado pelo Clube de Animação Jovem da APPACDM de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, entre outras instituições, junta associações de apoio a pessoas portadoras de deficiências e grupos de teatro e dança que desenvolvem técnicas artísticas com finalidades terapêuticas, de diversão e inclusão social.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA