cultura

Festival de Teatro de Setúbal está a terminar mas ainda há estreias para ver

"Noite — Homília para um Perdão” e “Má Sorte” são duas das produções em destaque até este sábado, 27 de agosto.
"Carros" chega esta quinta-feira.

O Festival Internacional de Teatro de Setúbal — XXIV Festa do Teatro está a entrar na reta final mas ainda há algumas produções que pode ver. Em destaque no cartaz que termina este sábado, 27 de agosto, estão as estreias “Noite — Homília para um Perdão” e “Má Sorte”.

O primeiro é de Carla Madeira e está em cena esta sexta-feira, 26 de agosto, às 19 horas, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama. A história centra-se na forma como os indivíduos são, frequentemente, assombrados por episódios de infância e, em particular, pelo modo como os pais moldam e condicionam a vida na fase adulta.

Ainda a 26, na blackbox da Escola Secundária Sebastião da Gama, estreia “Má Sorte”, às 22 horas. Uma adaptação da obra original de John Ford que se centra num amor egoísta e destruidor e ainda, que resgata o que de mais diabólico há na perversão. Um espetáculo da Buzico!Produções, UMCOLETIVO e CAE Portalegre.

A performance multidisciplinar de movimento e manipulação de objetos “ConCorda”, com sessões às 18h45, 21h45 e 23h10, dinamizada por Kate Gameiro e Mariana Frazão, faz ainda parte do programa deste dia, na Escola Secundária Sebastião da Gama.

Para o último dia da Festa do Teatro, 27 de agosto, estão reservadas mais três apresentações. A “Fábrica de Matar Baleia”, às 18 horas, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama. Uma narrativa que toca a todos e que chega a Setúbal numa criação da ATA — Acção Teatral Artimanha.

Outra das peças é a “A Última Refeição”, pelo Teatro da Terra. Uma história de vida, morte e ambição pela ressurreição, que é apresentada no Fórum Municipal Luísa Todi a partir das 22 horas. De seguida, às 23h30, no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama segue um apontamento musical de encerramento, com os “Sabugueiros”.

A 24.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que está a decorrer desde o dia 18 de agosto, reserva ainda para esta quinta-feira, 25 de agosto, os espetáculos “Carros” e “Hic Sunt Dracones”, numa organização do Teatro Estúdio Fontenova em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

“Carros”, trata-se de um conjunto de diálogos expressos em palavras e em movimento, pelo Teatro dos Barris, que estará no auditório da Sebastião da Gama a partir das 19 horas. “Hic Sunt Dracones”, um poema visual com elementos de imaginação mágica, absurdo e grotesco, da companhia checa Divadlo Continuo, apresenta-se às 22 horas no Fórum Luísa Todi.

São 20 os espetáculos de companhias portuguesas e estrangeiras, além de tertúlias, sessões de cinema e concertos, num total de mais de 30 eventos, que compõem a Festa do Teatro 2022. O programa completo pode ser consultado na página oficial do evento.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA