cultura

Festival Académico de Teatro de Setúbal estreia-se em vários palcos da cidade

Até ao dia 27 de março, pode contar com várias atuações gratuitas. Conheça os detalhes do programa.
Com organização do Grupo de Teatro do Politécnico de Setúbal

Para assinalar dez anos de atividade, o Grupo de Teatro do Politécnico de Setúbal organiza o primeiro Festival Académico de Teatro de Setúbal, FAcTeS 2023, que decorre de 21 a 27 de março, em vários palcos da cidade. A sessão de abertura acontece esta terça-feira, 21 de março, às 17 horas na Casa da Cultura. 

O programa desta primeira edição, que se estende até 27 de março, Dia Mundial do Teatro, contempla uma retrospetiva das peças mais relevantes do repertório do grupo, bem como os contributos de coletivos teatrais de outras instituições de ensino superior.

No dia do arranque, o grupo anfitrião apresentou “O Fim”, na Casa da Cultura (21h30), rumando a 22 para o Teatro de Bolso, com “O Incorruptível” (21h30), palco que recebe a 23 a produção “Rosseau” (21h30). “Luiza”, pelo Grupo de Teatro dos Funcionários da Universidade de Lisboa, é a proposta para dia 24 de março (21h30), no palco da Sociedade Musical Recreativa União Setubalense, seguida de duas sessões teatrais no dia 25: “História Breve da Lua”, pelo Grupo de Teatro do IPS, no Auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama (16 horas), e “Hamlet”, uma produção a cargo de estudantes da Universidade de Évora, que sobe à cena na Fundação Inatel de Setúbal (21h30).

A 26, o coletivo anfitrião partilha o palco do Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal com o Grupo de Teatro da UNISETI — Universidade Sénior de Setúbal, numa apresentação de “A farsa do mestre Pathelin” (16 horas), seguida de “Mataram as Searas”, pelo Grupo de Teatro do IPS, que se mostra no espaço do Rancho Folclórico das Praias do Sado (21h30). A programação encerra a 27 de março, na Casa da Baía (17 horas), com o recital “Poesia Inquieta”, pelo grupo de Teatro do IPS, Grupo de Teatro da Uniseti e A gota de água.

O I FAcTeS conta com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), da Câmara Municipal de Setúbal, do Teatro de Bolso, da Fundação Inatel de Setúbal, da Sociedade Musical e Recreativa União Setubalense, da Escola de Hotelaria de Setúbal, do Rancho Folclórico das praias do Sado e da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Os espetáculos são gratuitos, sujeitos a reserva através do email teatro.politécnico@nullips.pt ou do formulário disponível online. O programa detalhado pode ser consultado no portal do IPS. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA