cultura

Fernando Mendes apresenta espetáculo a solo em Setúbal este fim de semana

O evento está agendado para este sábado, 21 de janeiro, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Fernando Mendes é a única personagem desta peça.

Já conhecemos a sua faceta de apresentador no programa da RTP1 “Preço Certo” no ar há 20 anos. Agora, em Setúbal, também poderá ver Fernando Mendes com outra peculiaridade: a de ator. É já no próximo sábado, 21 de janeiro, às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi que chega o solo do “gordo” mais conhecido da televisão portuguesa. A comédia conta com autoria e encenação de Roberto Pereira e produção de Paulo Martins.

Em “Insónia”, Fernando Mendes estará a solo e encarnará a personagem de Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a corda no pescoço tanto financeiramente como familiarmente. É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos. Custódio encontra-se à beira do divórcio. A mulher, Sónia, esgotou de vez a sua paciência com ele, que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objetivos de vida além de comer, beber e dormir.

É um marido ausente e um pai ainda mais. Não tanto por falta de amor, mas mais de energia. A única ginástica que faz é financeira e a pouca paciência que ainda vai tendo é para o trabalho. Toda a vida foi vendedor das mais variadas coisas. Hoje em dia, vende vinho, mas na verdade é quase tanto aquele que bebe como aquele que vende. Até gosta do que faz e acha-se entendido em vinhos, não o sendo verdadeiramente.

Certa noite, Custódio faz uma pausa para pensar e, em vez de passar a noite a ressonar, como é seu hábito, não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. Uma insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil.

O espetáculo, para maiores de 12 anos, tem a duração de hora e meia sem intervalo e os bilhetes estão à venda online. Para a plateia têm o custo de 17€ e 15€ para o balcão.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA