cultura

Feira de Sant’Iago: vozes de fadistas setubalenses invadem Palco Encontros

Durante dois dias, vai poder ouvir e conhecer os artistas de Setúbal, num encontro geracional e que promete muitas emoções.
Joana Lança é uma das convidadas.

Os tempos mudam e os hábitos das gerações também. Se antes dar um beijo em público era pudor, hoje é uma demonstração livre de amor. As mulheres eram donas de casa e os homens iam trabalhar. Atualmente, é o sexo feminino que ocupa cargos importantes na história da evolução. O mesmo não podemos dizer em relação à música, já que o legado de grandes artistas — mulheres e homens — continuou a ser elevado em Setúbal e em muitas outras partes do mundo.

Embora exista reconhecimento de várias formas de arte, as vozes dos setubalenses continuam a ser motivo de grande orgulho para a região e, como sabemos, a cidade do Sado é terra de músicos. Entre os diferentes géneros, o fado é um dos grandes destaques. E é tão importante que vão existir duas noites exclusivas, na Feira de Sant’Iago, dedicadas à expressão artística, Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Claro que, numa terra de fadistas, são eles os convidados a atuarem logo na primeira noite do evento, a 25 de julho, a partir das 21 horas e até à meia-noite. Os fadistas Carlos Zacarias, Sara Margarida, Maria Caetano e Joana Lança, sobem ao palco acompanhados por Pedro Marques, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado. A segunda noite de fados está marcada para dia 1 de agosto, com vozes de Ramiro Costa, Carla Lança, Inês Pereira e Maria do Céu Freitas.

Recorde-se que na edição de 2023, foram mais de 40 artistas que atuaram no Palco Encontros, alguns emergentes e outros já vincados e pertencentes à identidade cultural de Setúbal. A Feira de Sant’Iago decorre de 25 de julho a 4 de agosto e o cartaz completo do Palco Principal também já foi revelado.

O certame decorre há mais de 400 anos e, apesar de se realizar nas Manteigadas há cerca de 20, depois das localizações do Parque do Bonfim, Largo de Jesus, beira-mar e, antes do sítio atual, a Avenida Luísa Todi, continua a receber cerca de 400 mil visitantes anualmente.

Já que aqui está, e já que estamos a falar de cultura, carregue na galeria para saber quais são os espetáculos que pode assistir durante o mês de junho no Fórum Luísa Todi.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA