cultura

EXIB Música vai invadir a cidade já no próximo mês de outubro

A sétima edição do festival de música ibero-americana decorre entre os dias 13 e 15 de outubro.
O festival está de volta.

Setúbal volta a ser a capital da música ibero-americana em outubro. A sétima edição do EXIB Música, que pretende ser um farol da música ibero-americana e um fórum para a partilha de experiências realiza-se entre os dias 13 e 15 de outubro, em Setúbal. 

Organizada pelo exibproject e pela Câmara Municipal de Setúbal, a EXIB Música posiciona-se como uma Expo de Música que todos os anos reconfigura o seu formato em busca do seu próprio modelo. Para isso traz a Portugal elementos de mercados tradicionais, feiras e festivais de música, para a tornar uma experiência de colaborações a partir da convivência entre artistas, programadores, comunicadores e o público.

Este que é um projeto vivo, em constante mutação, está empenhado em criar um espaço para o intercâmbio de experiências musicais, que quebra a barreira da distância entre países, a língua e as suas diversas culturas. Assim, o zamba argentino, o fado português, o novo MPB do Brasil, a milonga uruguaia, os ritmos afro-peruanos, a canção latino-americana, as gaitas de foles, os cuatros, a percussão basca, ou as batidas eletrónicas podem ser fundidos numa babel de sons ibero-americanos.

A edição deste ano está focada na cultura colaborativa, na cocriação e na economia circular como uma alternativa para a internacionalização e difusão das músicas ibero-americanas. Serão três dias dedicados ao desenvolvimento de contactos profissionais ligados à divulgação e internacionalização das expressões musicais ibero-americanas. Uma viagem que inclui diferentes palcos em diferentes locais, encontros de partilha e novas vias de circulação.

Este ritual anual é vivido nas ruas e nos espaços públicos onde decorrem as atividades e é completado com a participação do público, que vem de diferentes partes da Europa para descobrir a nova música ibero-americana. Inserido neste festival realiza-se o II Congresso de Música e Cidade, que apresenta o desafio de identificar as chaves gerais que desencadeiam o desenvolvimento das indústrias criativas ligadas à música nas cidades. 

Os desafios que as cidades irão enfrentar nos próximos anos exigem uma visão que permita uma adaptação contínua a vários desafios de uma forma integrada e holística. Conectar e colaborar — ser uma ponte entre a música — são as chaves que transformaram a EXIB Música num espaço de ação e reconhecimento da música da Ibero-América na Europa.

O evento já foi premiado por diferentes organizações europeias de festivais, pelo seu trabalho sustentável e autogerido ao longo de oito edições que contaram com o apoio de instituições como o município de Setúbal, a OEI (Organização dos Estados Ibero-Americanos) e o Alto Patrocínio da Presidência da República.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA