cultura

EXIB Música está de volta a Setúbal e já tem cartaz oficial

Teresa Salgueiro e Alma Nuestra, projeto de Salvador Sobral e Victor Zamora, são alguns dos artistas que vão atuar.
O concerto de Teresa Salgueiro é a 30 de outubro.

É já entre os dias 29 e 31 de outubro, que a cidade se vai transformar na capital da música ibero-americana, com a sexta edição do festival EXIB Música. Além das atuações ao vivo, o evento vai contar uma programação online por causa da pandemia de Covid-19. 

O cartaz inclui nomes como Yamandu Costa, Teresa Salgueiro e Alma Nuestra, projeto formado por Salvador Sobral e Victor Zamora. Para esta edição especial, com o tema “O Tom do Futuro”,  estão previstos três concertos ao vivo no Fórum Luísa Todi com transmissão em livestreaming para todo o mundo, showcases, conferências, formações e atividades de networking para profissionais. Tudo em formato digital.

O festival, organizado pela associação espanhola EXIB Música — Expo Iberoamericana de Música em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, começa com o concerto do músico brasileiro Yamandu Costa, no dia 29 de outubro, quinta-feira. Considerado um dos maiores talentos do violão brasileiro, Yamandu toca música clássica brasileira, mas também milongas, tangos, zambas e chamamés, numa mistura de estilos que resulta em interpretações únicas.

No dia 30 de outubro (sexta-feira), é a vez da cantora Teresa Salgueiro subir ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi. O evento termina na noite de 31 de outubro (sábado), com as vozes de Salvador Sobral e Victor Zamora, do projeto musical Alma Nuestra  e as participações de Nelson Cascais e André Sousa Machado.

Os ingressos para os três concertos no Fórum Luísa Todi custam 10€ e já estão à venda na bilheteira online. Todos os espetáculos começam às 21 horas. Já a transmissão via streaming pode ser seguida através das redes sociais do Fórum Municipal Luísa Todi e do EXIB Música.

A programação do EXIB Música 2020 inclui, igualmente, ao longo dos três dias, exibições musicais, transmitidas em livestreaming, a partir de vários países, Colômbia (Adriana Ospina), Venezuela (Amanda Querales, Gabriel Chakarji e Ana Carmela Ramírez), e de Espanha (Alba Carmona e Tanxugueiras).

Para o mundo digital atuam ainda Regina Orozco, México, Malena Muyala, Uruguai, Martin Sued, Argentina, Chaco Suena Bien, projeto musical dos argentinos Seba Ibarra e Lalo Aguilar, o músico cabo-verdiano Miroca Paris e os portugueses Moçoilas, Pedro Mestre e Monda, além do projeto luso-brasileiro composto pela dupla Pedro Iaco e Manuel Linhares.

Destaque para a transmissão online de três sessões sobre a música e sustentabilidade, conteúdos de formação e de networking para profissionais, partilha de experiência entre programadores culturais, vídeos alusivos à cidade de Setúbal e um observatório de ideias para a cultura musical. 

O objetivo do festival internacional é divulgar a cultura musical da América Latina e dar oportunidade a bandas e projetos musicais de mostrarem o seu trabalho ao público. Para acompanhar as novidades sobre esta edição, pode consultar o site do evento.

tags: Alma Nuestra, EXIB Música Setúbal, Salvador Sobral, setúbal, Teresa Salgueiro

outros artigos de cultura

mais histórias de Setúbal