cultura

Estrela de “Por Treze Razões” revela que é uma mulher transgénero

Tommy Dorfman admite não se ter assumido mais cedo com medo de perder a sua carreira em Hollywood.
Os pronomes mudaram mas o nome não.

Tommy Dorfman, uma das principais estrelas de “Por Treze Razões”, publicou hoje uma fotografia no seu Instagram onde mostrou estar entusiasmada e orgulhosa por finalmente se assumir publicamente como uma mulher transgénero.

“Estou especialmente grata por todas as pessoas transsexuais que já fizeram este percurso, destruíram barreiras e que arriscaram as suas vidas para viverem a sua vida de forma autêntica antes de mim. Obrigada a todas as mulheres transgénero que me mostraram quem sou, ensinaram-me a viver e a celebrar quem sou.” A atriz revela também que os seus pronomes são agora “ela” e “dela”. Já o nome não muda, visto que “Tommy” é uma homenagem ao seu tio que faleceu umas semanas antes do seu nascimento: “Isto é uma evolução. Estou-me a tornar mais Tommy.”

A publicação veio acompanhada por fotos de Tommy num vestido, saltos altos e maquilhagem, onde aproveitou para agradecer a toda a equipa por detrás daquele visual, o seu primeiro enquanto mulher transgénero.

A atriz esteve também à conversa com a “Time”, onde deu mais informações quanto a esta mudança: “Durante um ano tenho-me identificado como uma mulher — uma mulher trans”, explica. Revela também que durante esse ano fez cirurgias ligadas à transição de género.

Segundo Dorfman, a sua carreira foi uma das razões para não ter começado a transição mais cedo: “É impossível separar a minha transição do trabalho, porque a minha cara e o meu corpo estão ligados à minha carreira. Tinha medo que ao fazer a transição pudesse perder toda a carreira que me disseram que poderia ter. Mas já não tenho interesse em interpretar personagens masculinas.”

O próximo papel de Tommy já será de uma personagem feminina, num novo filme realizado por Lena Dunham. Ainda não se sabem detalhes sobre este projeto que foi filmado em segredo durante a pandemia.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA