cultura

Este sábado chega à cidade uma exposição sobre a arte do azulejo

A Oficina Ratton apresenta uma mostra na Casa da Cultura. A inauguração está prevista para as 18 horas.
A exposição pode ser visitada até maio.

O primeiro fim de semana de abril está aí e, como é habitual, a New in Setúbal já lhe apresentou as atividades mais giras e de entrada livre para fazer nos próximos dias. Porém, se ainda não tiver decidido o seu plano, temos mais uma sugestão cultural igualmente de participação livre.

Trata-se de uma exposição sobre a arte do azulejo. Chama-se “Poeticamente Habita o Homem sobre a Terra – 1.ª Residência artística Ratton” e foi através das potencialidades do azulejo que surgiu este projeto, que incluiu uma residência de 20 dias consecutivos, no final de 2021. O projeto artístico reúne o trabalho que foi desenvolvido durante a residência, por quatro artistas plásticas: Bárbara Fonte, Maria Morais, Mónica Pimentel Coelho e Sofia Pinto.

Fruto de uma parceria entre a Galeria Ratton, a Câmara Municipal de Setúbal e o atelier DDLX, a exposição foi desenvolvida  nas oficinas da Galeria Ratton e está aberta ao público a partir deste sábado, 2 de abril, na Casa da Cultura de Setúbal. 

A iniciativa de fusão entre as oficinas de Lisboa e Setúbal nasce como uma “aposta em artistas emergentes”, uma tentativa de criar novos públicos e renovar a arte de azulejo em Portugal, cruzando o contemporâneo e o tradicional. A exposição conta ainda com a rodagem de um filme realizado por Ana Ferreira, em que é possível acompanhar o processo diário e criativo deste projeto.

A residência artística fica patente até ao dia 29 de maio, domingo, no Espaço Ilustração da Casa da Cultura. O espaço está aberto, de terça a sábado, das 10 horas à meia-noite e domingo das 10 às 22 horas.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA