Todos os que tentam escapar ao Natal têm a vida dificultada onde quer que estejam, incluindo no próprio carro. É que basta ligar a rádio e já sabemos que, do outro lado, estamos sujeitos a ouvir a icónica música de Mariah Carey, “All I Want For Christmas Is You”, ou o êxito dos anos 50, “Jingle Bell Rock”, de Bobby Helms. E, se para alguns estes sons são um pesadelo, para outros é um boost de alegria e mais um motivo para entrar no espírito natalício.
A verdade é que esta tradição de cantigas, além das que são frequentemente ouvidas e associadas à época, já é muito antiga e homenageia o nascimento de Jesus Cristo — que, como sabemos, é o que simboliza a celebração do Natal, por ser um feriado e uma festa religiosa. E se é comum vermos até nos filmes grupos de coro a bater de porta em porta, neste caso, para assistir ao concerto natalício em Setúbal, vai ter de sair de casa.
O Conservatório Regional de Setúbal vai dar um espetáculo este domingo, 1 de dezembro, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 11h30 e às 17 horas. No evento, vai assistir ao “tradicional Concerto de Natal, celebrando esta quadra festiva com a comunidade educativa de Setúbal e público em geral”, lê-se no site do equipamento municipal.
Nas sessões, estão representadas “as várias classes que compõem a atividade pedagógica e artística desta escola”. Os bilhetes já estão à venda presencialmente no Fórum Luísa Todi e custam 5€. Fundado em 1988, o Conservatório Regional de Setúbal, nasce da “constatação da inexistência de uma escola especificamente dedicada ao ensino especializado da música” no distrito, como informa o site oficial da instituição.
A instituição ensina mais de 500 alunos por ano, nos cursos Básico de Música e os Secundários de Instrumento, Formação Musical, Composição e Canto, orientados com um grupo de cerca de 50 professores.
Já que estamos a falar de Natal, carregue na galeria para ver como está decorada a cidade.