cultura

Esta exposição de fotografias mostra a luta dos setubalenses pela liberdade

A mostra "Fotografias que contam histórias II — Sinais de Liberdade" foi inaugurada no passado sábado, 12 de abril.

Mais de 50 anos depois do 25 de abril, muita coisa mudou. Contudo, ainda há um longo caminho pela frente e todos os anos, o concelho faz questão de preparar uma programação especial para recordar e celebrar as lutas do passado que nos permitiram chegar aonde estamos. E há também muitos setubalenses que contribuíram para a liberdade hoje vivida no nosso País. Já este mês, vai poder celebrar um deles através de uma exposição imperdível.

A mostra “Fotografias que contam histórias II — Sinais de Liberdade”, com imagens do fotógrafo Américo Ribeiro, foi inaugurada às 15 horas do passado sábado, 12 de abril, na Casa Bocage. A exposição conta com dezenas de fotografias que eternizaram a longa luta dos setubalenses contra a ditadura e também as celebrações que aconteceram nos meses seguintes.

Entre os momentos históricos captados pela lente do fotógrafo setubalense que entrou para a história da cidade e do País, estão a ocupação da delegação da polícia política, no Bairro Salgado, e a comemoração do dia 1º de Maio.

A exposição tem a entrada gratuita e está inserida nas Comemorações do 25 de Abril, do projeto Venham Mais Vinte e Cincos. Inclui, no dia 25, uma visita guiada. As imagens podem ser vistas até 7 de junho, sendo que, no feriado do 25 de abril, está prevista uma visita guiada. 

Américo Ribeiro morreu a 10 de julho 1992, mas continua a ser uma figura emblemática da cidade de Setúbal. Ainda em vida, viu toda a sua criação fotográfica homenageada com a Medalha de Honra da Cidade, na Classe Cultura, entregue em 1985 pela Câmara Municipal, e, em 1991, com a Medalha de Mérito Distrital.

Pode visitar a nova mostra de terça a sexta-feira, das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas. Nos sábados, está aberta apenas das 14 às 18 horas.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA