cultura

Está a chegar o Dia Mundial do Teatro (e há eventos online para toda a família)

Até ao final de março há várias propostas culturais para seguir nas redes sociais do município e companhias de teatro da cidade.
A exibição da peça do TAS, “Valentin, Valentin”, é um dos destaques do programa.

O Dia Mundial do Teatro é assinalado no próximo dia 27 de março, sábado. Ao contrário dos anos anteriores, não vai ser possível fazer grandes eventos de rua para assinalar a data. Ainda assim, a festa vai fazer-se na mesma, já que a Câmara Municipal de Setúbal organizou um programa online com dezenas de atividades.

Estão previstos espetáculos, formações, residências artísticas, sessões de cinema e atividades para os mais novos com transmissão online nas redes sociais do município de Setúbal e das companhias de teatro. O programa começa esta segunda-feira, 1 de março, com a exibição de três teasers com profissionais da área que definem “O teatro numa palavra…” na página de Facebook do município de Setúbal.

Entre os dias 2 de março e 8 de abril, todas as terças e quintas-feiras, a partir das 16 horas, o Teatro Estúdio Fontenova promove uma série de “Diálogos Imediatos” na sua página de Facebook

Conheça o programa completo do Dia Mundial do Teatro 2021.

5 de março 

21h30 — Apresentação de “Espírito Dissolvido”, performance sobre vinho, numa abordagem económica, social e política pelo Teatro Estúdio Fontenova, a partir da página de Facebook da Casa da Cultura de Setúbal. 

7 de março 

16 horas — Workshop de movimento expressivo com a atriz e contadora de histórias setubalense Paula Farinhas. “A Bicicleta: uma verdadeira princesa”, na página de Facebook da Casa da Cultura. Também há uma sessão no dia 28 de março, domingo.

14 de março

11 horas — Apresentação de “Bambolinices — Memórias vivas rumo ao futuro”, pelo GATEM – Espelho Mágico. O documentário inclui vídeos e fotografias das atuações da companhia na Bienal de Teatro e Artes Performativas para Toda a Família de Setúbal e depoimentos dos representantes, atores e produtores. É transmitido na página de Facebook do GATEM. 

20 de março

10 horas — “Brothers”, peça cénica sobre a saúde mental na adolescência pelo Teatro do Elefante, com transmissão na página de Facebook da Casa da Cultura de Setúbal.

21 de março

15h30 — Sessão de teatro infantil “Antiprincesas — Frida Khalo”, de Cláudia Gaiolas. O streaming vai estar disponível na página de Facebook da Casa da Cultura. No final do espetáculo, há uma conversa aberta com a atriz, mas é obrigatória a inscrição através do email dicul@nullmun-setubal.pt.

22 horas — Apresentação de “Cerco”, performance criada e interpretada por Eduardo Dias e Patrícia Paixão, simultaneamente exibida em direto no festival brasileiro Mátria Amada – Cultura e os Cuidados com a Terra no canal de YouTube do evento.

27 de março

10 horas — Exibição da peça “Valentin, Valentin” pelo Teatro de Animação de Setúbal, baseada em textos do cantor e autor cómico alemão Karl Valentin, no Facebook do município de Setúbal.

10 horas — Emissão online da peça “FAKE”, de Miguel Fragata e Inês Barahona, sobre as tensões entre a verdade e a mentira, a informação e a desinformação, as crenças individuais, coletivas e a propensão individual para acreditarmos nos preconceitos que carregamos, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O programa completo do Dia Mundial do Teatro 2021 está disponível no site do município de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA