cultura

Está a chegar a Setúbal um ciclo de cinema dedicado a Saramago

O evento começa no dia 15 de setembro e vai estender-se até 6 de outubro no Cinema Charlot. A entrada é livre.
"O Corpo da Mentira" é um dos filmes em exibição.

Se é fã de José Saramago, este evento tem de estar na sua agenda do mês. Começa já no dia 15 de setembro e vai até ao dia 6 de outubro, um ciclo de cinema de realizadores de culto de José Saramago, no Cinema Charlot — Auditório Municipal, em Setúbal.

A iniciativa está integrada no programa das comemorações do Centenário de José Saramago e conta com exibições às quintas e sextas-feiras, com exceção do dia 23 de setembro. São seis filmes de quatro realizadores que inspiraram o escritor nas suas obras — Luchino Visconti, Stanley Kubrick, Ridley Scott e Federico Fellini.

A entrada é gratuita e as sessões decorrem às 21h30, nos dias 15, 16 e 22 de setembro. A ordem pela qual serão apresentadas é “Rocco e Seus Irmãos”, de Luchino Visconti, “Spartacus”, de Stanley Kubrick e “Exodus: Deuses e Reis”, de Ridley Scott.

A 29 e 30 de setembro passam “Julieta dos Espíritos” e “Satyricon”, ambos de Federico Fellini. Já a 6 de outubro, a fechar o ciclo, é exibido “O Corpo da Mentira”, de Ridley Scott.

O poeta nasceu a 16 de novembro de 1922, em Azinhaga, Golegã, e faleceu no dia 18 de junho de 2010, em Espanha. O vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998 e do Prémio Camões em 1995, é este ano homenageado a nível nacional a propósito do centenário do seu nascimento. Desta forma, as comemorações em Setúbal resultam de uma parceria entre a Fundação Saramago, o município e a Cinemateca de Lisboa.

Em Setúbal são várias as iniciativas que ocupam o programa das celebrações. Eventos de cinema, tertúlias, instalações artísticas, concertos, teatro e várias outras atividades evocativas de José Saramago são alguns exemplos.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA