cultura

É oficial: está encontrada a Palavra do Ano 2024

Ao longo do mês de dezembro, os portugueses votaram no vocábulo que mais marcou o ano de 2024. A Porto Editora já divulgou o resultado.
Remete para os 25 anos do 25 de Abril.

Todos os anos, em janeiro, a Porto Editora revela qual foi a palavra que marcou o ano. A iniciativa tem como principal objetivo “sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa”, bem como mostrar a “importância das palavras e dos seus significados”.

Em 2023, o termo mais votado foi “professor”, num ano que ficou marcado pela luta dos docentes. Já em 2024, os portugueses escolheram “liberdade”, numa alusão aos 50 anos do 25 de Abril. A palavra do ano recebeu 22 por cento dos votos, anunciou a Porto Editora esta terça-feira, 7 de janeiro.

O resultado da votação, que decorreu até 31 de dezembro, foi disputado até ao último momento. Em segundo lugar na votação, surge a palavra “conflitos”, com 21,3 por cento dos votos, enquanto “imigração”, na terceira posição, reuniu 21,2 por cento dos votos registados online.

“Inclusão”, “INEM”, “fogos”, “polícia”, “jovem”, “auricular” e “transportes” foram outras das candidatas que completaram o boletim de voto. Nos últimos anos, as palavras vencedoras foram “professor” (2023), “guerra” (2022), “vacina” (2021), “saudade” (2020), “violência doméstica” (2019), “enfermeiro” (2018), “incêndios” (2017), “geringonça” (2016) e “refugiado” (2015).

Ao longo de 16 edições, a Palavra do Ano tem salientado a “riqueza da língua portuguesa, cuja criatividade e dinamismo permitem que as palavras ganhem novas dimensões”. Os 10 vocábulos finalistas retratam os temas e acontecimentos que mais marcaram a vida coletiva ao longo do ano. A lista foi elaborada com base nas sugestões submetidas pelos utilizadores no site, nas palavras mais pesquisadas no dicionário de língua portuguesa da Infopédia e no trabalho contínuo de observação nos meios de comunicação e redes sociais.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA