cultura

Corpo humano, vida e interculturalidade estão em destaque na Biblioteca de Azeitão

Maria Jusete Nogueira, Maria Bargado e Francisco Palma juntaram a sua arte na mostra "Viagens de um corpo”. A entrada é livre.
São obras fantásticas.

Sempre se ouviu dizer que duas cabeças pensam melhor do que uma, mas nesta exposição ficamos com uma certeza — três artistas juntos fazem um trabalho incrível. Até dia 30 de junho, vai estar patente na Biblioteca de Azeitão a mostra “Viagens de um corpo”, com trabalhos de Maria Jusete Nogueira, Maria Bargado e Francisco Palma.

Os três artistas têm uma visão diferente de ver e encarar o mundo e de retratá-lo também. Aqui, encontramos a pintura, o desenho e a escultura, envoltos de temas que estão presentes na sociedade e também no que respeita ao próprio ser humano. Por um lado, Francisco Palma usa como principais ferramentas a pintura e o desenho e partilha “algumas das suas preocupações sobre a dureza da vida e do quotidiano, recorrendo com frequência a imagens e textos apropriados de diversos autores do cinema e da literatura”.

Por outro lado, Maria Jusete Nogueira aposta na pintura representativa de diferentes culturas, numa viagem não só pela sua obra-prima final, mas também através do uso de “novos materiais, novas técnicas e novas texturas”.

Na sua arte, Maria Bargado aposta em “materiais acessíveis”, como a “pasta de papel, tecidos e feltros, e a prática de coser à máquina e à mão”. No final, os visitantes podem apreciar “um conjunto de esculturas com uma carga simbólica sobre temas como a sexualidade, a família, a sensualidade, o envelhecimento e a violência”.

A mostra coletiva foi inaugurada dia 3 de junho e é de entrada gratuita, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal. Pode visitá-la de segunda a sexta-feira das 9 horas às 12h30 e das 14 horas às 17h30, assim como aos sábados das 14 às 18 horas.

Exposição “Viagens de um corpo”.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA