cultura

Companhia espanhola prepara nova criação em Setúbal e está à procura de artistas

Estão abertas inscrições para bailarinos e performers. A audição está marcada para 26 de outubro, quarta-feira.
A companhia de teatro Agrupación Señor Serrano.

A Agrupación Señor Serrano, companhia de teatro espanhola, dinamiza em Setúbal uma residência artística de preparação da nova produção, para a qual estão abertas inscrições para bailarinos e performers entre 24 de outubro a 2 de novembro. A iniciativa, integrada no projeto Rota Clandestina, plataforma de criação desenvolvida pela Câmara Municipal de Setúbal e com direção artística de Renzo Barsotti, constitui um passo importante na produção do espetáculo “Una Isla”, que tem estreia internacional prevista para 2023.

Para a primeira residência artística, a ter lugar no Fórum Municipal Luísa Todi, a companhia espanhola lançou uma open call, com inscrições abertas online para a seleção de três bailarinos profissionais contemporâneos, entre os 23 e os 45 anos, para participarem na nova produção.

A audição dos inscritos, que devem ter também boa capacidade de improvisação e habilidades de canto, decorre no dia 26 de outubro, quarta-feira, das 11 às 17 horas no Fórum Municipal Luísa Todi, num workshop conduzido pela coreógrafa Núria Guiu. Para o final da residência artística, a 2 de novembro, está agendada uma apresentação formal ao público setubalense, cumprindo, assim, uma das linhas orientadoras da Rota Clandestina: criar localmente e encetar um diálogo criativo com o território e a sua população.

Que futuro nos reserva uma convivência com um modo de inteligência criado por humanos, mas que ameaça ser superior? Que papel nos está reservado neste cenário? Que funções? Que espaço no mundo? Como seria uma ilha imaginada artificialmente para albergar a nossa espécie? Estas são as questões de partida de “Una Isla” que será fruto de ideias pensadas a priori, mas também de um processo a decorrer em várias residências em parceria com o município de Setúbal, numa coprodução internacional que envolve teatros e festivais de Portugal, Espanha e Itália.

Fundada em 2006 por Alex Serrano, em Barcelona, a Agrupación Señor Serrano é uma companhia de teatro que cria com os olhos postos na contemporaneidade, tentando alargar esse modo de expressão artística, em produções com atrizes, atores e encenações, mas também vídeos, sonoplastias, danças e performances.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA