Seja comédia, drama, thriller, ação, romance ou terror, de idioma português, inglês, francês, italiano ou indiano, a verdade é que a magia dos projetos cinematográficos tem o poder de conquistar diferentes públicos — porque são realizados filmes para todos os gostos. Em Setúbal, no sábado, 30 de setembro, o protagonista vai ser o cinema japonês.
No âmbito do projeto CLIT — Cinema em Locais Inusitados e Temporários decorre a apresentação do filme “Belle”, do realizador japonês Mamoru Hosoda, às 15 horas. Este ano, a exibição conta também com um encontro de cosplay, além da apresentação do programa deste ano, que se estreia num “formato experimental”, chamado CLIT On Tour.
“Inspirada em ‘A Bela e o Monstro’, tradicional conto francês do século XVIII, a longa-metragem de animação ‘Belle’ conta a história da jovem tímida aldeã Suzu, que tinha problemas de confiança na escola e uma comunicação tensa com o pai, mas que depois se transforma numa cantora adorada em todo o mundo através da persona online que cria numa gigantesca plataforma virtual, a ‘U’”, explica a autarquia de Setúbal, parceira do evento.
Hosoda — nomeado para Óscar pela longa-metragem de animação “Mirai”, em 2018 — “é um especialista em contar histórias sobre famílias difíceis e no final da década de 1990 começou a abordar as questões da influência do online na vida das pessoas e das interações virtuais”. O filme a que poderá assistir no sábado, “Belle”, foi aplaudido em 2021, no Festival de Cannes, durante 14 minutos.
Se é fã de cosplay, não se esqueça de se inscrever no concurso com o preenchimento do formulário. O prémio para o melhor fato é de 100€, na iniciativa promovida pela CLIT e pela ACNI (Associação Cultural Novas Ideias). O CLIT on Tour, promovido pela Associação Cultural Festroia e pelo Monte de Letras, acontece entre 30 de setembro e 6 de outubro, pelos concelhos da Península de Setúbal e do Alentejo.