Os 40 anos de “Histórias de Mulheres”, série televisiva que deu origem a quatro filmes produzidos por Lauro António para a RTP, são evocados numa exposição a inaugurar este sábado, 4 de fevereiro, às 16 horas, na Casa das Imagens, em Setúbal. “Histórias de Mulheres”, patente na Casa das Imagens Lauro António até 6 de abril, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal, apresenta alguns dos objetos relacionados com a realização dos filmes, bem como fotografias e documentos sobre cada um.
Os guiões originais, as imagens do genérico, as folhas de sequência utilizadas na rodagem, um cronómetro utilizado para cinema, uma lupa de contraste e um lápis branco utilizado no período de montagem para riscar diretamente na película são alguns dos artigos.
A exposição disponibiliza ainda um filme com testemunhos atuais dos principais atores e equipa técnica da série, tais como Lídia Franco, Isabel Ruth, Manuela Carlos, Jorge Paixão da Costa e João Pedro Ruivo. No final da mostra, pode ser apreciado o “roteiro da literatura ao cinema”, no qual constam os locais de rodagem de cada um dos filmes. “Histórias de Mulheres é de entrada gratuita e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas, e das 14 às 18 horas e ao sábado das 14 às 18 horas.
A par da exposição, realiza-se, entre 11 de fevereiro e 25 de março, igualmente na Casa das Imagens Lauro António, um ciclo de cinema com a exibição dos quatro filmes que compõem “Histórias de Mulheres”. Em fevereiro, é exibido, no dia 11, sábado,“Paisagem sem Barcos”, segundo o conto de Maria Judite de Carvalho, e, a 25, sábado, “A Bela e a Rosa”, inspirado no conto tradicional português “A Bela e a Cobra”.
O mês de março reserva, a 11, sábado,“Mãe Genoveva”, de Vergílio Ferreira, e, a 25, “Casino Oceano”, inspirado no conto “Week-End” de José Cardoso Pires. As sessões, sempre com início às 15 horas, são de entrada gratuita e pode fazer a reserva através do número de telemóvel 969 754 116 ou do email casadasimagens@nullmun-setubal.pt.