cultura

Casa das Imagens de Lauro António vai ser inaugurada a 15 de janeiro

A nova mediateca conta com mais de 1500 cassetes e dez mil DVD e Blu-Ray do espólio do cineasta português.
O cineasta doou perto de 50 mil peças ao município.

Uma coleção com mais de 1500 cassetes VHS, dez mil DVD e Blu-Ray, discos de vinil, cassetes-áudio, cartazes, fotografias e material publicitário de filmes vão passar a estar acessíveis a todos os setubalenses. Depois de vários meses em obras, a Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, na Rua da Velha Alfândega perto da Biblioteca Municipal vai ser inaugurada.

A notícia foi avançada pela Câmara Municipal de Setúbal, que indicou que a cerimónia de abertura acontece no próximo dia 15 de janeiro, sexta-feira. O evento começa às 17h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, onde serão exibidos dois filmes sobre a Casa das Imagens e a vida e obra de Lauro António. 

A nova Casa das Imagens resulta de uma doação de Lauro António ao município de perto de 50 mil peças que fazem parte do espólio pessoal do cineasta. O equipamento conta com uma biblioteca com publicações de cinema, audiovisuais e televisão, assim como de banda desenhada e cartoons, revistas especializadas de cinematografia, enciclopédias gerais e obras generalistas.

Entre as várias peças expostas, destacam-se a placa exterior do Cinema Condes, um anúncio luminoso do Cinema de Cascais, a placa de saída do Cinema Odéon, a coleção de Bonecos de Estremoz, uma máquina para ver fotografias em vidro, vários carregadores de fotografias e textos originais manuscritos e datilografados.

Uma máquina de escrever, o tripé utilizado, em 1980, na rodagem do filme “Manhã Submersa” e alguns dos prémios que Lauro António recebeu ao longo da carreira também estão presentes. A Casa das Imagens Lauro António vai organizar exposições intimistas, exibições de filmes antigos para os mais novos, ciclos temáticos e tertúlias com atores, produtores e realizadores.

Lauro António nasceu a 18 de agosto de 1942, em Lisboa. Nos últimos anos, o realizador tem construído uma forte ligação com a cidade de Setúbal, graças ao programa de Masterclass de História do Cinema. Todas as segundas-feiras, às 21 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi há sessões cinematográficas grátis, comentadas pelo cineasta.

Fica na Rua da Velha Alfândega, na Baixa de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA