cultura

Carreira do “escultor das gordas” é homenageada em exposição em Setúbal

A "Menina com Bicicleta", a "Menina com Mala" e a "Menina com Cadeira" são alguns dos trabalhos de João Duarte na cidade.
Pode contar com 22 esculturas feitas em diversos materiais.

Com grande destaque a nível nacional e internacional, João Duarte, nascido em Lisboa em 1952 e ex-professor de Escultura e Medalhística na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, é considerado um mestre das formas e conhecido como “o escultor das gordas”, pela forma como retrata a mulher. O seu trabalho está representado em Setúbal com quatro esculturas no espaço público: a “Menina com Bicicleta”, na Avenida Luísa Todi, a “Menina com Mala”, a “Menina com Cadeira”, no Largo da Ribeira Velha e “Dolce Vita”, no Largo da Misericórdia.

Por isso mesmo, está a chegar à cidade do Sado a exposição “Objetos, Delicados da Memória”, inaugurada às 17 horas de 1 de abril, sábado, na Galeria Municipal do 11. A mostra presta homenagem aos 45 anos de carreira de João Duarte como autor de escultura, medalhística e numismática.

Organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, patente até 3 de junho, conta com 22 esculturas feitas em diversos materiais — do bronze, à terracota, acrílico, mármore, gesso patinado, madeira, ferro ou fio de algodão —, 15 colagens, 24 troféus e 100 medalhas e 15 moedas comemorativas.

Um dos seus trabalhos.

João Duarte recebeu várias distinções internacionais na área da medalhística, uma das quais no 31.º Congresso Mundial da FIDEM (Federação Internacional da Medalha), em 2010, pelo seu contributo para a divulgação desta arte e o prémio J. Sanford Saltus de 2011, por realizações significativas na arte medalhística, atribuído pela associação de numismática dos Estados Unidos da América e considerado o Nobel desta arte.

No currículo tem igualmente a criação da medalha anual do British Museum, em 2012, e a medalha de honra honoris causa do Estúdio de Escultura Medalhística da Academia Nacional de Arte de Sófia, recebida no 33.º Congresso Mundial da FIDEM, em 2014. Em Portugal, o MAC — Movimento Arte Contemporânea atribuiu-lhe os prémios MAC’2014 Personalidade Cultural do Ano e MAC’2022 de Mérito e Excelência.

Licenciado em Artes Plásticas, Escultura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, João Duarte é professor associado agregado aposentado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e membro efetivo da Academia Nacional de Belas Artes e da FIDEM. Autor de 16 moedas comemorativas realizadas na Imprensa Nacional — Casa da Moeda S.A. conta com 56 obras em espaços públicos portugueses e realizou várias exposições individuais e coletivas de escultura e medalhística, em Portugal e no estrangeiro.

A exposição com entrada gratuita, pode ser visitada de terça a sexta, das 11 às 13 horas e das 14 às 18 horas e sábado das 14 às 18 horas. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA