cultura

Calema: “Esta noite fizemos história na Feira de Sant’Iago”

A New in Setúbal falou com os irmãos Fradique e António sobre a sua estreia, no palco da Feira de Sant’Iago.
Épico. Foto: CMS.

Os irmãos Fradique e António Mendes Ferreira, de 31 e 27 anos, mais conhecidos por Calema — expressão que significa a ondulação especial da costa africana — passaram pelo Palco Setúbal esta quinta-feira, 1 de agosto. Deram um concerto épico de estreia na Feira de Sant’Iago e em Setúbal. Mais de 40 mil pessoas não resistiram à explosão de energia, vinda diretamente de São Tomé e Príncipe, que aqueceu a noite até de madrugada.

Minutos antes do espetáculo, a dupla mais famosa de São Tomé esteve à conversa com a New in Setúbal, numa entrevista especial nos bastidores da Feira. Os irmãos explicaram que começaram a cantar desde cedo na escola e coros da igreja, por influência dos pais, “que ouviam muita música em casa”. E foram mesmo os pais dos Calema que os desafiaram a juntar as vozes e a formar um projeto mais sério.

A morar na Margem Sul, a dupla que tem enchido discotecas e salas de espetáculos pelo País e pelo mundo, confessa que quer visitar Setúbal mais vezes. E aproveitar para conhecer a gastronomia da região e encontrar os melhores spots para pescar, já que é um dos seus hobbies favoritos.

O single “A Nossa Vez”, do disco “ANV” foi um autêntico sucesso no YouTube, somando milhões de visualizações em poucas semanas. A música “Casa de Madeira”, com o videoclip gravado na Islândia é outros dos temas mais conhecidos. Depois do lançamento, este ano, do mais recente álbum “Presa”, (feat. Batuta), os irmãos estão a preparar um novo trabalho.

É a primeira vez que vêm cantar a Setúbal? E à Feira de Sant’Iago?
Sim, hoje é a primeira vez. Já tínhamos ouvido falar desta Feira e decidimos vir conhecer. Demos um concerto perto de Setúbal há uns anos, mas nunca tivemos oportunidade de conhecer a beleza da cidade. Como agora moramos na Margem Sul, a 30 minutos de Setúbal, é mais fácil vir cá.

O que esperam do público setubalense?
Boa energia, já estamos a senti-la aqui. Queremos fazer história esta noite na Feira de Sant’Iago e transformá-la na nossa “Casa de Madeira”.

Já provaram o choco frito de Setúbal?
Sim, há alguns anos, no Hotel do Sado Business & Nature, com uma vista incrível sobre a cidade.

Qual é o vosso prato favorito?
Em Portugal, gostamos de bitoque, bacalhau com natas e à Brás. Foram pratos que começámos a comer cá e não fazíamos em São Tomé e Príncipe.

O que gostam mais de fazer nos dias de folga?
Adoramos pescar e jogar à bola. Até andamos à procura de novos spots para praticar pesca desportiva. E já nos falaram em Setúbal e Sesimbra.

Que projetos têm para o futuro?
Lançámos o nosso novo single, “Presa” e já estamos a preparar um novo álbum. 

tags: "Presa", bastidores, Calema, concerto, Entrevista, Feira de Sant’Iago 2019, setúbal