De 11 a 20 de novembro, o Teatro Estúdio Fontenova leva ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi “Caim”, de José Saramago. De terça-feira a sábado, o espetáculo está marcado para as 21 horas e domingos, às 16 horas. No dia 14, as sessões são para as escolas às 15 horas.
Em “Caim”, Saramago narra com ironia e sarcasmo uma versão crítica dos episódios do Antigo Testamento. Caim, o primeiro dos assassinos, deriva solitário pelo tempo e pelos povos, questionando o dogma religioso que tudo justifica e confrontando diretamente o Deus bíblico ancestral, negligente e impiedoso. Em ambos se assomam as imperfeições da natureza humana.
“Levamos agora esta história ao palco pela primeira vez em Portugal. Sujeitámo-nos a horas de debate sobre o livro, o autor, a política, a religião e a fé. Seguiram-se ponderações inadiáveis sobre o cartaz, a sinopse, o cenário, os figurinos, a música e a interpretação. Porque é ‘Caim’ uma obra tão revolucionária hoje? O que podemos nós acrescentar às palavras de Saramago? Como pode o humor ser a coisa mais séria do mundo? Tal como Deus e Caim, a única coisa que sabemos é que continuámos a discutir, e que a discutir estaremos ainda… até ao fim dos tempos. Hoje pensar é um ato revolucionário. Pensemos!”, pode ler-se na sinopse do espetáculo.
A dramaturgia é de Armando Nascimento Rosa e José Maria Dias, enquanto que a encenação e assistência de encenação é da responsabilidade de José Maria Dias e Rosa Dias, respetivamente. O desenho de luz está também sob a responsabilidade destes últimos. Da cocriação e interpretação fazem parte Clara Passarinho, Fábio Vaz, Graziela Dias, João Mota, Patrícia Paixão, Sara Túbio Costa, Tiago Bôto e Wagner Borges.
Numa exibição com mais de hora e meia e para maiores de 16 anos, José Manuel Castanheira é o cenógrafo. A música está a cargo de Jorge Salgueiro, sendo que Iolanda Rodrigues fica no apoio ao movimento. Já a sonoplastia diz respeito a Emídio Buchinho. Por detrás dos figurinos está Maria Luiz e Helena Tomás, na fotografia. Bere Cruz, Tomás Anjos Barão e Gertrudes Félix estão encarregues do vídeo integral e teaser, do design de comunicação e produção executiva e dos arranjos e manutenção de guarda-roupa, respetivamente.
O ingresso normal tem o custo de 8€. Já para os estudantes, desempregados, menores de 25, maiores de 65 e profissionais do espetáculo o preço do bilhete fica nos 6€. A bilheteira do Fórum abre de terça-feira a sábado, das 13h30 às 19h30. Em dias de espetáculo abre duas horas antes e encerra meia hora após o início do mesmo. Pode comprar o bilhete online e obter mais informações através do email bilheteira.fmlt@nullmun-setubal.pt ou do número de telefone 265 522 127.
O Teatro Estúdio Fontenova é uma companhia setubalense com mais de 30 anos de trabalho. No seu historial conta com mais de 50 produções. Caso queira conhecer a agenda de espetáculos do Fórum Luísa Todi prevista para novembro, leia este artigo da New in Setúbal.