cultura

“Benedetta”: o filme erótico com freiras que promete chocar o festival de Cannes

É a mais recente produção do cineasta Paul Verhoeven, o holandês responsável por “Instinto Fatal” ou “Robocop”.
Está em competição no festival.

Cinco anos após ter realizado “Ela”, que valeu a Isabelle Huppert a nomeação para o Óscar de Melhor Atriz, o veterano realizador holandês Paul Verhoeven está de volta com um novo filme. “Benedetta” vai estrear nos próximos dias no festival de Cannes, onde estará em competição, e está a ser descrito como um thriller erótico de freiras.

Depois de não se ter realizado no ano passado devido à pandemia, o prestigiado festival francês de cinema está de volta. Arranca na passada terça-feira, 6 de julho, e prolonga-se até dia 17.

O trailer oficial de “Benedetta” foi divulgado a 5 de maio. A narrativa passa-se num convento italiano, no século XV, na região da Toscânia. Uma personagem interpretada por Charlotte Rampling, chamada Felecita, tenta desvendar um mistério que envolve uma freira peculiar (e que vai abalar todo o grupo).

Benedetta Carlini (Virginie Efira) é uma jovem freira que se junta ao convento com um segredo. Cedo ela desenvolveu a capacidade para fazer milagres, embora o seu impacto na sua nova família religiosa tenha uma carga sexual, já que é atormentada por visões eróticas que a vão levar a envolver-se com outra freira. Benedetta sabe que é errado, e até se castiga por isso, mas ao mesmo tempo acredita ser a noiva de Jesus Cristo. Bartolomea (Daphne Patakia) é a freira com quem se envolve romanticamente.

A narrativa baseia-se no livro “Immodest Acts”, escrito por Judith C. Brown e publicado em 1986. Todo o enredo se desenrola numa altura em que a Europa está a ser devastada pela peste bubónica.

O elenco inclui ainda nomes como Lambert Wilson, Hervé Pierre, Olivier Rabourdin, Clotilde Courau, Quentin D’Hainaut ou Guilaine Londez, entre outros.

Paul Verhoeven, de 82 anos, é o cineasta que realizou filmes como “Instinto Fatal”, “Robocop — O Polícia do Futuro”, “O Homem Transparente”, “Soldados do Universo”, “Showgirls” e “Desafio Total”, entre vários outros.

Além de toda a polémica que promete suscitar junto da comunidade católica, houve mesmo uma controvérsia no interior da produção. O guionista Gerard Soeteman, colaborador habitual de Paul Verhoeven, abandonou o projeto alegando que este era demasiado sexual. Além disso, acusou o realizador de não se querer focar na perspetiva mais feminista que existe no livro. O próprio cartaz oficial de promoção do filme é bastante erótico.

“Benedetta” vai estrear nos cinemas franceses a 9 de julho, durante a realização do festival. Chega em outubro aos Países Baixos e a Espanha, sendo que ainda não há data prevista para a estreia em Portugal.

Este ano, o festival de Cannes vai ter ainda em exibição filmes como “The French Dispatch”, a próxima produção dirigida por Wes Anderson, com um elenco de luxo. Passa-se numa cidade fictícia francesa, no século XX, e conta várias histórias publicadas na revista americana com o mesmo título. Os jornalistas correspondentes são alguns dos protagonistas.

Outra das novidades é o musical “Annette”, que junta Adam Driver e Marion Cotillard — e que estreia nos cinemas portugueses já esta quinta-feira, 8 de julho. Dirigido por Leos Carax, retrata a filha de dois anos — com um dom muito especial — de um comediante e de uma cantora de ópera.

Em Cannes vão ainda estrear os novos filmes de Sean Baker, Gaspar Noé, Joanna Hogg, Mia Hansen-Løve, Apichatpong Weerasethakul e Joachim Trier, entre outros.

A curta-metragem portuguesa “Noite Turva”, de Diogo Salgado, está nomeada ao prémio principal das curtas em Cannes. Há outro projeto nacional que poderá ganhar um prémio na Quinzena dos Realizadores, programação paralela do festival. “Diários de Otsoga” foi realizado por Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes e é descrito por ambos como “um diário do confinamento”. Gravado em agosto do ano passado, o nome do projeto é precisamente um jogo com a palavra: “Otsoga” é “agosto” ao contrário.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA