O rock português habitou-nos a uma fasquia elevada. Nomes como Xutos & Pontapés, Táxi, GNR, UHF, Clã, The Legendary Tigerman ou Ornatos Violeta deixam um legado incalculável na cultura musical do País. Ao longo dos anos, surgem novas gerações de talento, que continuam o trabalho das últimas décadas.
É o caso da banda setubalense The Orange Buzz Band, que nasceu a partir de um grupo de amigos que se conheceu enquanto estudava, em 2022. Desde então tem conquistado palcos por todo o País, com participação em vários eventos e festivais. A mais recente conquista foi a aceitação na Confraria do Rock Tuga, no passado sábado, 28 de dezembro.
“A Confraria do Rock Tuga está em expansão e reúne agora 28 projetos de criadores de rock do norte, centro e sul de Portugal. Este coletivo único celebra a diversidade do cenário musical português, destacando a autenticidade, paixão e inovação que definem o rock nacional”, explica a entidade. À “irmandade”, junta-se, então, a banda da cidade sadina, com mais nove bandas, de vários pontos do País.
Com os novos membros, a confraria “reafirma o compromisso de promover e expandir o alcance das criações dos músicos de rock nacional”, com o objetivo de “ecoar o som do rock português, cativando novos públicos e consolidando sua presença no panorama cultural”.
A banda The Orange Buzz Band é composta por Francisco Gago, 25 anos, natural de Lisboa, vocalista e toca guitarra ritmo; pelo baixista Gonçalo Silva, 24, de Setúbal; por Tomás Alcaria (Alca), 23, de Setúbal, na bateria e back vocals; e também por Margarida Quesada, 20, de Azeitão, na guitarra solo e back vocals.
Chico e Gonçalo andavam na Escola de Artes, em Lisboa. Foi aí que se conheceram e tocaram pela primeira vez, juntamente com Alca, no Music Box. O membro mais recente do grupo é Margarida, que veio para dar um toque feminino à banda. Os quatro músicos têm atuado em vários palcos e estão a ser cada vez mais reconhecidos. Em junho de 2024, lançaram o primeiro álbum, “Electric Kiss”, como noticiou a NiS na altura, quando fizeram uma digressão pelo País para apresentar o novo projeto.