“One love, one heart, let’s get together and feel alright”, foi a mensagem que o grande rei do reggae, Bob Marley, eternizou numa das suas canções. Neste caso, não são precisas grandes traduções porque a mensagem é simples: além da paz, e do amor, basta ter união para nos sentirmos bem. E é mesmo isso que é pedido para assistir ao concerto da banda setubalense BigUp.
O grupo vai atuar no Palco Principal da Feira de Sant’Iago este domingo, 28 de julho, pelas 22 horas. Pode esperar “um concerto único, energético, de alta rotação, com canções legendárias e para o público cantar”, diz o vocalista Pedro Carvalho, 28 anos, à NiS. Integram ainda na banda Paulo Sousa, 50, baixista, Rodrigo de Almeida, 37, guitarrista, Ricardo Santos, 42, baixista, João Mirra, 50, teclista e o também setubalense José Zambujo, 32, saxofonista.
A banda surgiu em 2012, na Moita, “após uma primeira experiência numa banda reggae de temas originais”, chamada Chaparro & Rasnatura Band. Dois dos elementos — Paulo Sousa e João Mirra — sentiram a necessidade de “partilhar, mostrar e promover a cultura reggae nacional e internacional”, formando-se, assim, os BigUp. Já foram convidados a atuar em vários palcos nacionais, e até no Maktub, que se realiza na Madeira.
“É inevitável que a nossa grande inspiração seja Bob Marley, mas não só (apesar de ser o expoente máximo). Mas a cultura reggae não se restringe ao Rei Bob. Há artistas e bandas como Peter Tosh, Alpha Blondy, Alborosie, Ziggy Marley, Damien Marley, Kussondulola, Natiruts, Steel Pulse ou Chronixx, só para dar alguns exemplos, que fazem também parte do universo musical dos BigUp. Pretendemos ser um tributo ao reggae mundial”, explica Pedro.
Para o futuro estão nos planos “dois projetos a curto prazo”: um tributo ao reggae, com uma orquestra sinfónica e um álbum de temas reggae originais. Para o concerto da Feira de Sant’Iago, as expectativas são de embalar o público e levá-lo numa viagem até aos anos 60, altura em foi criado o género musical, além de percorrer vários cantos do mundo em homenagem aos grandes artistas que honram o legado.
“Como em todos os concertos de BigUp, esperamos uma grande simbiose entre a banda e o público, uma vez que os temas que iremos apresentar, fazem ou fizeram parte, numa ou outra altura da vida, do público. Músicas como “Could you be loved”, “One Love”, “Get Up Stand Up”, “Dançam no Huambo”, “Perigosa”, “Liberdade pra dentro da cabeça”, são apenas alguns dos temas a apresentar”, conclui o vocalista.
A Feira de Sant’Iago acontece há mais de 400 anos e, apesar de se realizar nas Manteigadas há cerca de 20, depois das localizações do Parque do Bonfim, Largo de Jesus, beira-mar e, antes do sítio atual, a Avenida Luísa Todi, continua a receber cerca de 400 mil visitantes anualmente.
Recorde o artigo onde falámos acerca de todas as novidades da edição de 2024. Carregue na galeria para conhecer alguns dos melhores looks do dia da inauguração do evento.