cultura

Banda PuroRock abriu um espaço para receber concertos e eventos em Palmela

Fica na Rua João Parrantonio e foi inaugurado no dia 7 de maio. A NiS foi conhecer o novo spot da região.
O espaço fica em Palmela.

Há um novo spot em Palmela que promete tudo menos aborrecimento: o PuroRock Eventos. Foi idealizado para ser o bar da banda palmelense PuroRock, mas agora está projetado para tudo o que possa imaginar: concertos, casamentos, festas de aniversário e até batizados. Foi inaugurado no passado dia 7 de maio, sábado, e irá funcionar como bar ainda este sábado, dia 14 de maio, contando com a atuação do artista Berg.

Quem está por detrás deste projeto é Domingos Guerreiro, de 58 anos, empresário e vocalista da banda PuroRock, composta por Beto (guitarrista), Luís Pão Alvo (baixista) e Mário Costa (baterista). O grupo, criado em 2017, tem uma história bastante caricata. “Sou louco por música e adoro os Rolling Stones”, conta Domingos Guerreiro à NiS.

Um dia, estava num bar de um amigo seu e começou a imaginar a adrenalina que seria se pudesse tocar num sítio daqueles, e perguntou-lhe: “Se eu formar uma banda posso vir aqui tocar?”. A resposta foi sim e isso foi mais do que suficiente para Domingos Guerreiro começar a planear aquela que seria a aventura da sua vida. “Podes marcar o espetáculo para daqui a dois meses”, disse ao amigo. Não tinha músicos (nem canções), mas foi uma questão de tempo.

Começou por falar com Mário Costa, seu amigo de infância e atualmente baterista dos PuroRock, que aceitou prontamente o desafio. O guitarrista, Beto, conheceu-o numa festa que deu em sua casa, onde juntou os seus vizinhos. Ao descobrir que tocava o instrumento, o vocalista disse-lhe que tinha de pertencer à sua banda, proposta que Beto não recusou.

O músico Pedro Correia, que toca viola e baixo, conheceu Domingos Guerreiro num bar em Palmela, noite em que ficou, oficialmente, membro da banda. No entanto, está agora ausente por motivos profissionais, sendo Luís Pão Alvo o baixista. Foi assim que o grupo PuroRock foi criado.

Começaram por cantar covers. No primeiro concerto cantaram músicas dos Xutos e Pontapés, UHF, Paulo Gonzo e dos TAXI. Depois do êxito desse espetáculo, já não pararam mais. O vocalista viajou pelo mundo para se inspirar e escrever os originais da banda, pois também tinha essa ambição. “A música ‘És PuroRock’ escrevi-a a chegar a Machu Picchu, no Peru”, conta. O primeiro álbum, lançado em 2021, conta com nove originais.

PuroRock Eventos

Entretanto, surgiu a pandemia e o País encerrou e, consigo, muitos negócios e projetos tiveram o mesmo fim. O PuroRock Bar, felizmente, conseguiu sobreviver e já teve várias datas de abertura, mas a oficial foi mesmo a 7 de maio, sábado. No entanto, a partir deste sábado, 14 de maio, passará a funcionar somente para concertos e eventos.

O espaço, antigamente, era um terreno em ruínas, até com árvores no interior, mas assim que Domingos Guerreiro viu o local, sabia que era ali que tinha de nascer este projeto. Conseguiu idealizar naquele cenário de destruição, onde seriam os camarins, as casas de banho e o seu escritório.

Inspirou-se nos bares que via nos filmes, com divisões abertas na parte de cima para poder ver tudo o que se passava no piso de baixo: o bar e a pista de dança. “Só me diziam que o que eu queria só se via nos filmes, mas eu quis fazê-lo. E fiz”, afirma.

É mesmo verdade. O piso térreo conta com um bar, um palco, mesas e cadeiras e um grande espaço para as pessoas poderem dançar. No piso de cima há um camarim para as bandas que forem tocar ao local, o escritório de Domingos Guerreiro e um espaço onde se gerem as luzes e som. Nestes spots é possível ver-se o piso térreo, mesmo como o vocalista idealizara.

Outro dos objetivos de Domingos Guerreiro era promover as marcas da região. Por isso, criou parcerias com nomes como Casa Ermelinda Freitas, Adega Camolas, Casa Assis Lobo, Casa do Arrabidine ou Adega de Palmela. Fora da região também tem outras colaborações com a Niepoort e a Real Gin. As bebidas, vinhos, moscatéis, champanhes, vodkas e até ginjas de Óbidos, estão todas personalizadas com o selo PuroRock. “Isto é algo único. Não se vê em mais lado nenhum”, confessa o vocalista.

A inauguração contou, como não podia deixar de ser, com a atuação dos PuroRock, que apresentaram o novo álbum. “Foi uma grande loucura”, afirma. Uma noite memorável, em que várias pessoas marcaram presença para conhecer aquele que é o espaço com mais rock da região. Para saber quais os concertos que irão acontecer no PuroRock Eventos, fique atento às páginas do Instagram e do Facebook da banda e, se quiser organizar um evento no espaço, contacte Domingos Guerreiro através da página do Instagram.

A banda irá tocar no dia 11 de agosto no Sol da Caparica, um festival nacional bastante reconhecido. Será apenas um dos memoráveis momentos da carreira dos PuroRock sobre os quais ainda vamos, certamente, ouvir falar no futuro. “O grupo apresenta-se como uma banda de rock como não há nenhuma. Nós não damos um concerto, damos um espetáculo”, conclui o vocalista.

Carregue na galeria para conhecer o espaço PuroRock Eventos. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA