cultura

Azeitão recebe ciclo de concertos de jazz. A entrada é livre

Francisco Neves, músico de jazz, é o impulsionador desta iniciativa que traz vários convidados que se juntam para tocar.
Vários artistas vão ser convidados.

É praticamente impossível que exista alguém no mundo que não tenha ouvido jazz, visto que é, desde há muitos anos — e até séculos — um dos estilos musicais mais apreciados e difusores de cultura de todos os tempos. Numa viagem ao som deste clássico, haverá “Jazz na Vila: Francisco Neves convida…”, em Azeitão, a partir de 2 de junho, sempre às 21 horas.

Falamos de um ciclo de concertos de jazz, onde o guitarrista azeitonense Francisco Neves convida “músicos ativos no panorama musical português para formar duos e trios de jazz para atuações ao vivo”, de entrada livre. Todas as sextas-feiras, até dia 14 de julho, vai passar por várias localidades desta freguesia, nomeadamente Oleiros, Aldeia da Piedade, Vila Fresca de Azeitão, Brejos de Azeitão e Vila Nogueira de Azeitão. Além do músico de jazz, também a Junta de Freguesia de Azeitão é dinamizadora da iniciativa.

A Francisco Neves juntar-se-ão André Pepe (contrabaixo) e Ale Damasceno (bateria) no dia 2 de junho, em Oleiros. Segue-se Gonçalo Naia (contrabaixo) e António Carvalho (bateria) no dia 16 de junho, desta vez em Vila Fresca de Azeitão. Mais tarde, a 23 de junho, atuam Luís Cunha (trompete) e João Custódio (contrabaixo) na Aldeia da Piedade. Ricardo Marques (contrabaixo) fará o concerto dia 7 de julho, em Brejos de Azeitão e José Monteiro (clarinete) no dia 14 de julho em Vila Nogueira de Azeitão.

Francisco Neves é um guitarrista de jazz residente em Azeitão. Começou a tocar como autodidata ainda adolescente e, anos mais tarde, licenciou-se em Guitarra Jazz em Lisboa. Desde aí, tem vindo a participar em variados projetos musicais como guitarrista e baixista. Conta com atuações na Casa da Cultura de Setúbal, no Cineteatro Capitólio e no Ateneu Comercial do Porto, já este ano. Além de músico performer, Francisco é professor de guitarra e teoria musical.  O “Jazz na Vila: Francisco Neves convida…” nasceu da vontade de levar a sua música — o jazz — à terra onde cresceu, contribuindo para o enriquecimento cultural desta vila do concelho de Setúbal.

O cartaz oficial.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA