Por detrás da icónica música que todos ouvimos pela voz de Carlos do Carmo, “Lisboa, menina e moça”, está a mão do primeiro autor que escreveu a letra: Joaquim Pessoa, ainda que Ary dos Santos e Fernando Tordo tivessem sido parceiros no processo criativo. O também escritor de “Amélia dos olhos doces” é homenageado como Autor do Mês de novembro, em Setúbal.
Uma exposição sobre o poeta, artista plástico e publicitário português, Joaquim Pessoa, está patente até 30 de novembro, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, no âmbito do ciclo Autor do Mês. Há ainda obras do acervo existente na Biblioteca Municipal da autoria do poeta.
A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas e ao sábado, das 14 às 19 horas. A iniciativa municipal tem como objetivo divulgar “junto do grande público as biografias e legados literários de grandes autores ao longo de um determinado mês”, explica a autarquia.
Joaquim Maria Pessoa é natural do Barreiro. Nasceu a 22 de fevereiro de 1948 e destacou-se profissionalmente como poeta, artista plástico, publicitário e estudioso de arte pré-histórica. Morreu a 17 de abril de 2023, aos 75 anos.
Formado em Marketing e Publicidade, foi diretor criativo e diretor-geral de várias agências de publicidade e autor e coautor de diversos programas de televisão, como “1000 Imagens”, “Rua Sésamo” e “45 Anos de Publicidade em Portugal”, além do cargo de diretor da Sociedade Portuguesa de Autores. Ao longo da sua carreira, como letrista de canções, o autor conviveu e trabalhou com alguns dos mais destacados compositores e cantores portugueses, como Carlos Mendes, José Carlos Ary dos Santos, Fernando Tordo e Paulo de Carvalho.