cultura

Áustria é a grande vencedora da Eurovisão. Portugal fica em 21.º lugar

O maior evento de música da Europa — e do mundo — decorreu este sábado, dia 17 de maio, na Basileia, Suíça.
A Áustria venceu.

Era uma das favoritas nas casas de apostas — e confirmou o favoritismo. A Áustria venceu o Festival Eurovisão da Canção 2025 com “Wasted Love”, tema interpretado por JJ, que arrecadou um total de 436 pontos na final que decorreu este sábado, 17 de maio, em Basileia, na Suíça.

Israel bateu-se até ao final e ficou em segundo lugar com 357 pontos, seguido da Estónia, com 356. Suécia e Itália completam o top cinco da edição deste ano.

Do lado oposto da tabela ficou San Marino, que somou apenas 27 pontos. Já Portugal alcançou os 50 pontos com “Deslocado”, dos NAPA, terminando a competição em 21.º lugar.

Ao todo, 26 países marcaram presença na final da 68.ª edição do concurso europeu, depois de duas semifinais realizadas a 13 e 15 de maio. Os NAPA garantiram o apuramento na primeira semifinal, a par da Noruega, Albânia, Suécia, Islândia, Países Baixos, Polónia, San Marino, Estónia e Ucrânia. Na segunda semifinal passaram Lituânia, Israel, Arménia, Dinamarca, Áustria, Luxemburgo, Finlândia, Letónia, Malta e Grécia.

Em 2024, o título foi entregue a Nemo, que apresentou o tema “The Code”. Leia o artigo da NiT e conheça a história do artista.

À semelhança do ano passado, a Eurovisão voltou a ser marcada por protestos contra Israel. Durante os ensaios, um grupo de pessoas correu com bandeiras da Palestina. Algumas emissoras incluíram mensagens políticas nas suas transmissões.

“O silêncio não é uma opção. Paz e liberdade para a Palestina”, escreveu a espanhola RTVE. Já a VRT, da Bélgica, acrescentou: “Condenamos as violações dos direitos humanos por parte do Estado de Israel. Além disso, o Estado de Israel está a destruir a liberdade de imprensa. Por isso, vamos interromper a emissão por um momento. Cessar-fogo já, parem o genocídio.”

 

 

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA