cultura

Atenção, Toy vai à Feira de Sant’Iago

O concerto é a 25 de julho, no Palco Setúbal. O açoriano João da Ilha atua na mesma noite.
Imperdível.

É mais um nome que se junta à lista de artistas do cartaz da Feira de Sant’Iago 2019. Prepare-se para dançar e cantar toda a noite com Toy, no dia 25 de julho, quinta-feira, no Palco Setúbal. O outro nome confirmado pela organização foi o do cantor João da Ilha, que fica a cargo da primeira parte da noite, a partir das 21h30. Já a atuação de Toy está marcada para as 22h30.

Virgul, Holly HoodDavid FonsecaBárbara BandeiraLoosenseCalemaBEATCrewAna MalhoaPausRed LizzardCiganos D’OuroSérgio Godinho e Um Corpo Estranho, Anselmo Ralph, Luiz Caracol, Diabo na Cruz e Ricardo Má Sorte, Raquel Tavares e Deolinda de Jesus são os artistas já confirmados da edição deste ano.

António Manuel Neves Ferrão, o nome verdadeiro de Toy nasceu a 10 de fevereiro de 1963. Com apenas cinco anos atuou numa festa organizada por uma coletividade de Setúbal, de onde é natural. Aos 11 anos integrou o grupo de teatro da Sociedade Musical Capricho Setubalense e nunca mais parou. Viveu oito anos na Alemanha, onde trabalhou em estúdios de gravação como produtor de vários artistas e grupos.

Em abril de 1989 lança o single “Mãe (Três Letras de Saudade)” juntamente com um álbum, que inclui nove temas, editados em LP. Oito meses depois sai um novo LP com 10 temas — “Por Ti”.  Alguns dos temas deram nome e genérico a novelas da ficção nacional como “Olhos de Água” da TVI. “Coração Não Tem Idade” é sem dúvida o tema, que se tornou um dos hits mais cantados em 2018 e que ainda continua dar que falar este ano.

João da Ilha, natural dos Açores traz para os seus temas raízes do universo açoriano, cruzando a música tradicional com correntes contemporâneas da música popular, que vão do pop ao jazz passando pela world music, a que o próprio designa por “Música do Atlântico”.

A banda, criada em 2008, é composta por João da Ilha (voz e guitarras), Filipe Silva (bandolim, trompete e coros), Sandro Maduro (baixo elétrico e coros) e Manu Teixeira (bateria e percussão). Ao longo do seu percurso participou em programas de televisão como “Quarto Crescente”, de Júlio Isidro, “Praça da Alegria”, “Portugal no Coração”, “Verão Total” na RTP1, “Atlântida” de Sidónio Bettencourt na RTP Açores e “Você na TV” na TVI.

A edição deste ano da feira acontece de 20 de julho a 4 de agosto, no Parque Sant’Iago nas Manteigadas e o tema é a gastronomia. Em 2018 foram os vinhos da Península de Setúbal, que estiveram em grande destaque nos expositores de mais de 40 produtores diferentes.

tags: cartaz, concertos, confirmações, Feira de Sant’Iago 2019, João da Ilha, Palco Setúbal, TOY