A música é uma das formas de arte universalmente mais apreciadas. “Há música para todos os gostos”, diz-se com frequência — e, de facto, desde a infância que vamos construindo e afinando o nosso gosto musical. No entanto, a relação com esta arte começa muito antes: ainda no ventre materno, o som tem um impacto no desenvolvimento dos bebés — e, segundo vários estudos, essa influência é bastante significativa.
A música clássica, em particular, tem demonstrado efeitos muito positivos a nível neurológico nos primeiros anos de vida. Desde logo, contribui para melhorar a qualidade do sono, graças aos padrões rítmicos suaves que induzem o relaxamento, reduzem a pressão arterial e os níveis de cortisol, e ajudam a aliviar sinais de ansiedade. Além disso, estimula áreas como a memória, a criatividade e a imaginação, através da ativação do hemisfério direito do cérebro, responsável por estas funções. A sua estrutura sonora rica e detalhada também pode favorecer o nível de concentração dos miúdos.
A Casa da Cultura de Setúbal, apresenta um evento que promove a música clássica e os seus benefícios para os miúdos no dia dia 8 de junho, domingo, às 10h30.” Quatro Estações” é um espetáculo lúdico e sensorial que pretende despertar a imaginação e mostrar a magia das mudanças da natureza, ao som do saxofone.
A música acompanha as quatro mudança de estação, mostrando a transformação da natureza, levando os miúdos a descobrirem novas sensações, cores e sons e a eleger a sua estação favorita.
O espetáculo dura 40 minutos e é destinado a miúdos entre os 12 meses e os seis anos. Os bilhetes custam 8€ por participante (criança ou adulto) e as inscrições podem ser feitas através do contacto 965 256 418 ou do email saxofone4all@nullgmail.com.