cultura

Até ao fim do mês há visitas guiadas ao Museu do Trabalho e Forte de São Filipe

São grátis e acontecem nos dias 27 e 29 de setembro. Só precisa de se inscrever.
Vai ficar a conhecer melhor a história do Forte de São Filipe. Foto: CMS.

Se sempre quis conhecer melhor o Museu do Trabalho Michel Giacometti e o Forte de São Filipe, vai ter essa oportunidade no final do mês. Para assinalar as Jornadas Europeias do Património, a Câmara Municipal de Setúbal organiza várias atividades culturais, com destaque para as visitas guiadas, de entrada livre aos dois equipamentos setubalenses.

No dia 27 de setembro, sexta-feira, o Museu do Trabalho, no Bairro de São Domingos abre portas a duas visitas guiadas, às exposições de longa duração, “Ao Encontro do Povo”, composta pela coleção etnográfica de Michel Giacometti, “Indústria Conserveira”, com objetos de várias fábricas doados por entidades e particulares e a “Mercearia Liberdade — Um património a salvaguardar”. Esta última exposição é uma recriação do conhecido espaço comercial lisboeta, sediado originalmente na Avenida da Liberdade (a seguir à Farmácia Liberal), atualmente instalada no Museu da Farmácia, em Lisboa. 

Igualmente integradas no Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27, as visitas são entre as 10 horas e as 14h30. Para se inscrever, deve ligar para o número 265 537 880. Já a visita às instalações do Forte de São Filipe, com início agendado para as 10h30 decorre no dia 29, domingo. Neste caso, também tem de se inscrever, através do mesmo número de telefone.

O programa das Jornadas Europeias do Património inclui ainda uma tarde intercultural a 28 de setembro, sábado, às 15 horas, no Museu do Trabalho Michel Giacometti. A sessão vai contar com uma palestra, conduzida pelo professor João Reis Ribeiro, um apontamento visual sobre a profissão de calafate e um momento musical por Albano Almeida.

O evento, promovido no âmbito das Comemorações do Bicentenário do Nascimento de António Maria Eusébio vai ter também uma prova de doces, confecionados pelo chef Domingos Cruz. As Jornadas Europeias do Património começaram em França, em 1984 com a “Jornada de Portas Abertas”. Atualmente envolvem mais de 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia de 19 de dezembro de 1954.

tags: Câmara Municipal de Setúbal, Forte de São Filipe, Jornadas Europeias do Património, Museu do Trabalho Michel Giacometti, visitas guiadas