cultura

Artista setubalense reconhecido no estrangeiro expõe na Casa da Cultura

A mostra de trabalhos de pintura de Pedro Besugo é inaugurada este sábado, dia 6 de agosto, às 18h30.
A entrada é livre.

Chama-se Pedro Besugo e tem o seu trabalho artístico representado em coleções privadas e públicas em vários países do mundo e apresenta agora, na cidade,“Blue Grid”, que estará na Galeria de Exposições e no Espaço Ilustração da Casa da Cultura. As produções são o resultado de um intenso cruzamento de desenho, pintura e colagem, que, sendo abstratos, traduzem a vontade de perceber as teias com que o mundo se cose.

Em múltiplas camadas, as pinturas do setubalense são um registo de memórias de viagem, mapas, linhas estruturais, coordenadas, pontos cartográficos, pontos de referência da cidade, de arquitetura e espaços de passagem.

O artista nasceu em 1971, estudou na Escola Artística António Arroio, em Lisboa, onde mais tarde deu aulas, entre 2007 e 2010. Pedro Besugo procurou sempre combinar as suas duas paixões: arte e viagens. Ganhou um primeiro concurso de desenho quando tinha sete anos e comprou a sua primeira câmara aos dez. Em 2001, o artista setubalense licenciou-se em Belas Artes — Escultura, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, sendo mestre em Ensino das Artes Visuais, pela Universidade Lusófona de Lisboa, desde 2011.

Pintura de Pedro Besugo.

Esta não é a primera vez que o pintor expõe as suas criações. Em 2010, expôs na Arton Art Gallery, The Museum of Kyoto e na Eye of Gyre Gallery, em Tóquio, uma série de trabalhos para as comemorações do 150.º aniversário da assinatura do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e o Japão.

A exposição “Blue Grid” é de entrada gratuita e conta com a organização da Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o atelier DDLX. Pode visitá-la até 25 de setembro, de terça-feira a sábado das 10 horas à meia-noite e aos domingos das 10 às 20 horas.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA