cultura

Academia de Dança Contemporânea de Setúbal apresenta o espetáculo “Uma Viagem ao Mundo do Quebra-Nozes”

A adaptação do clássico decorre no dia 11 de dezembro, sábado, no Fórum Municipal Luísa Todi.
Marque na agenda.

O Quebra-Nozes conta a história mágica e romântica de Clara e do seu boneco, o famoso quebra-nozes, oferecido pelo seu tio e padrinho, o mago Drosselmeyer, na festa de Natal da família. A menina brinca com o boneco, tentando fugir do seu irmão Fritz que, enciumado, quer ficar com ele, acabando por parti-lo. Logo em seguida, Clara pega no boneco, tira-o do chão e abraça-o até que ele durma.

Quando a menina adormece sonha que volta ao esconderijo onde tinha colocado o seu quebra-nozes, mas encontra o salão cheio de ratos gigantes. A sua casa desapareceu e no lugar onde ficavam os móveis estão árvores enormes. De repente, o quebra-nozes de Clara é um soldado de carne e osso e tem às suas ordens um pelotão de soldados como ele. 

Este é apenas o início do clássico de “O Quebra Nozes”, que já foi adaptado centenas de vezes para produções de cinema, teatro e dança. Desta vez é a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal (ADCS), que vai apresentar o “Uma Viagem ao Mundo do Quebra-Nozes”, com a participação de todos os alunos da ADCS.

O evento está marcado para o próximo dia 11 de dezembro, sábado, às 16 horas no Fórum Municipal Luísa Todi. Os ingressos custam 7€ (plateia) e 6€ (balcão) e já podem ser comprados na bilheteira do auditório municipal.

A ADCS foi criada em 1982 pelos bailarinos portugueses Maria Bessa e o António Rodrigues. Desde a fundação, que a escola já passou por vários espaços como, por exemplo, o da Rua de Brancanes e um barracão no Largo José Afonso, cedido pela Câmara Municipal de Setúbal. Porém, por causa da intervenção do programa Polis, a ADCS teve de abdicar do direito de superfície para a autarquia, em 2002.

Depois disso, a escola atualmente com 39 anos, continuou a funcionar noutros espaços até se instalar na Rua Prof. Borges de Macedo, nas Manteigadas, junto à Escola Profissional de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA