cultura

A peça de teatro que explica aos miúdos a história do Estuário do Sado

Chama-se "Princesa de Sal" e é apresentada no dia 27 de setembro, domingo.
O evento assinala o Dia Mundial do Turismo. Foto: Visit Setúbal.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado no dia 27 de setembro, domingo. Para assinalar a data, a Câmara Municipal de Setúbal estreia o espetáculo “A Princesa de Sal”, na Herdade da Mourisca. O teatro infantil, com sessões às 16 e às 17 horas, dá a conhecer o Estuário do Sado através de uma história de príncipes e princesas escrita por Bruno Frazão e Artur Jordão.

A princesa de Sal, filha do Rei Salino, dono das salinas, é apaixonada pelo filho do moleiro do Moinho de Maré da Mourisca, a quem chama carinhosamente de “Príncipe da Farinha”. A princesa desafia o amor que sente pelo jovem com o seu melhor amigo, o Sr. Flamingo, enquanto o príncipe aproveita a amizade com o Pernilongo, pedindo-lhe que leve cartas de amor à princesa.

No entanto, por ser tão desastrado, o Pernilongo, ao levar as cartas, é sempre apanhado pelo lodo, que aparece na Herdade da Mourisca quando a maré baixa e que teima em sujar os papéis e fazer com que nunca cheguem ao destino. A carta só chega à princesa quando o público presente é chamado a resolver o problema.

“Esta é uma peça sobre a importância da proteção da Natureza e a reciclagem. Por outro lado, dá a conhecer a Herdade da Mourisca e o Estuário do Sado, apresentando a fauna, a flora e as atividades económicas aqui existentes, como a pesca e a produção de ostra”, explica Bruno Frazão.

O autor do texto de “A Princesa de Sal” também entra na peça como ator juntamente com outros funcionários da autarquia. A produção gráfica e os cenários são produzidos integralmente com recursos municipais. As sessões são gratuitas, mas estão sujeitas a reserva através do site Visit Setúbal.

Depois das celebrações do Dia Mundial do Turismo, a peça é reposta a partir de outubro em sessões a realizar na Herdade da Mourisca, no âmbito do projeto Momentos em Família, que tem como objetivo levar as famílias a conhecer aquele espaço natural do concelho de Setúbal.

tags: "A Princesa de Sal", dia mundial do turismo, miúdos, Mourisca, setúbal, teatro

outros artigos de cultura

mais histórias de Setúbal