Até quem nasceu depois do lançamento do icónico filme “E.T: O Extraterrestre” reconhece a imagem da lua com a bicicleta voadora, capa desta produção de sucesso de Steven Spielberg. Uns anos mais tarde, em 1994, surge a obra de cinema “Pulp Fiction”, de Quentin Tarantino, sendo que o cartaz com a imagem de Uma Thurman a segurar no cigarro é uma das mais conhecidas de sempre em todo o mundo.
Em resumo, por detrás da obra, tem de estar um grande artista — e não é só noutros países. Em Portugal, existiram ao longo do tempo, vários talentos ligados à cinematografia, entre eles, a designer Judite Cília. Para conhecer mais sobre os projetos de uma das primeiras mulheres portuguesas a assinar cartazes em nome próprio, vai poder visitar a exposição na Casa das Imagens “Cartazes do Cinema Português – Take 1: Judite Cília”, inaugurada a 28 de setembro.
É a primeira exposição de uma série que tem por objetivo “contribuir para a divulgação do vasto espólio doado ao município pelo cineasta Lauro António”, enquanto “oferece um olhar sobre a produção cinematográfica portuguesa e dá a conhecer o trabalho dos ilustradores”, explica o Município de Setúbal. Entre os cartazes estão contemplados vários géneros cinematográficos.
Por lá, vai poder ver o cartaz de documentários, passando também pelos filmes de artes, inspirados em obras literárias, como o que anuncia o filme “Manhã Submersa”, realizado por Lauro António em 1979, ou “O Bobo”, de José Álvaro Morais. A exposição apresenta 18 dos 24 cartazes da coleção com a assinatura de Judite Cília, referentes a filmes que estiveram em exibição entre 1977 e 1992, uma fotografia cartonada da película de Lauro António, bem como desdobráveis, catálogos de filmes e diversas publicações.
É também exibido um pequeno vídeo com a duração de três minutos, onde estão presentes os 24 cartazes que compõem a coleção, com grafismo de Judite Cília, presente no espólio de Lauro António. Nascida em Alcobaça em 1946, Judite Cília foi uma das responsáveis, ao longo da carreira no Instituto Português de Cinema, pela elaboração de cartazes para os mais variados filmes. A mostra vai estar patente até 8 de fevereiro de 2025.