Na altura do Estado Novo, expressar uma opinião, verbal ou não, era um passe direto para a prisão e para a tortura. Depois da Revolução, a liberdade chegou e, com ela, veio também a vontade de mostrar o que, até ao momento, era, em muitas situações, proibido. Isto, de uma forma mais leve, e através de lente de fotógrafos que captaram vários momentos, objetos e pessoas, e os eternizaram.
Agora, pode conhecer os rostos e perceber a realidade de há 50 anos na exposição coletiva de fotografia “50 Anos Depois… Outras Primaveras” foi inaugurada sexta-feira, 29 de novembro, na Casa da Cultura, e onde vai ficar patente até dia 31. A mostra revela fotografias de Carlos Almeida, com o tema “Guardiões da Memória”, Maria Bourbou, com “Little Moments”, e Rosa Nunes, “O Fim da Juventude”.
A inauguração, que contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, incluiu a apresentação do filme “MAEDS, 50 Anos de História”, de Alberto Rocha Pereira.
Pode visitar a mostra “50 Anos Depois… Outras Primaveras” de terça-feira a sábado, das 10 horas à meia-noite e aos domingos, das 10 às 22 horas. A entrada é gratuita.
E já que estamos a falar das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril, recorde ainda que, ao longo do último ano, foram inaugurados vários murais alusivos à revolução, no âmbito do projeto “Histórias que as Paredes Contam — 50 anos de Muralismo em Setúbal”. As atividades contaram com a colaboração de artistas convidados e da população, em diferentes bairros da cidade.
Percorra a galeria e veja as imagens para conhecer os mais recentes murais pintados em Setúbal, alusivos aos 50 anos do 25 de Abril.