cultura

14.ª Semana Temática das Deficiências e Incapacidades chega já este mês

O programa inclui sessões, encontros, cinema, teatro, exposição e ações de formação entre os dias 3 a 9 de dezembro.
Marque na agenda.

A 14.ª Semana Temática das Deficiências e Incapacidades promove, entre os dias 3 e 9 de dezembro, sessões e encontros, cinema e teatro, exposição e ações de formação, num programa associado àquela temática da saúde. “Estamos IN? — Integração, Inclusão, Intervenção” é o tema desta edição do evento, organizado pelo Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades — Setúbal, do qual faz parte, entre outras entidades, a Câmara Municipal.

Esta iniciativa inclui um conjunto de atividades, de participação gratuita, que visam sensibilizar a comunidade para uma atitude de aceitação, valorização e inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades.

Este sábado, 3 de dezembro, às 15 horas, decorre a exposição “Estamos IN Desporto”, de equipamentos e materiais desportivos de modalidades e desporto adaptado, organizada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, na Casa do Largo, onde fica patente até 30 de dezembro. Igualmente no dia 3, às 17h30 e também para a comunidade em geral, a Escola de Hotelaria e Turismo acolhe “À Mesa com a Poesia — Teatro”, numa organização o Grupo Puzzle, da APPACDM.

No dia 5, segunda-feira, há uma “Aula de Dança Inclusiva”, atividade dirigida a técnicos/as das entidades parceiras do Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades (GCpDI), organizada pela autarquia, através do Gabinete de Saúde, que decorre das 14h30 às 16h30, no Centro Multicultural.

Uma formação de 12 horas intitulada “Deficiência, Incapacidades e Inclusão Social”, organizada numa parceria entre o município e a EAPN — Rede Europeia Anti-Pobreza, realiza-se nos dias 5 e 6, segunda e terça-feira das 9h30 às 17h30, no auditório do Mercado do Livramento, para profissionais das áreas social e da saúde e outras.

“Rastreios da Doença Renal Crónica” decorrem dia 6, terça-feira, das 10 às 17 horas, no Centro Comercial Alegro, atividade para comunidade em geral, promovida pela Associação Portuguesa de Insuficientes Renais. Neste mesmo dia, das 10 horas ao meio-dia, há “Técnicas de Relaxamento”, dirigidas aos técnicos/as das entidades parceiras do GCpDI, no Centro Multicultural. Uma ação organizada pelo município.

No dia 6, das 14h15 às 17 horas há ainda “Exclusão Social e Empregabilidade: impactos nas perturbações de humor”, numa reflexão sobre esta problemática a nível local. A participação online é organizada pela Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares. Ainda no mesmo dia decorre “Vamos (In)Formar”, sessão de esclarecimento a cargo da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla, do Centro Hospitalar de Setúbal e da autarquia, para a comunidade em geral, na Casa do Largo, das 15 às 17 horas. As inscrições são feitas através do email disoc@nullmun-setubal.pt ou pelo contacto 936 616 738.

Já no dia 7, quarta-feira, das 9 horas às 16h30, acontece o seminário sobre cuidadores informais “Os Desafios de Cuidar”, no Cinema Charlot — Auditório Municipal, com organização do município. As inscrições podem ser feitas online. No mesmo dia, das 10 horas ao meio-dia, há “Atividade Física” para técnicos/as das entidades parceiras do GCpDI, no Centro Multicultural. Uma iniciativa promovida pela autarquia, através da Divisão de Direitos Sociais e Saúde. Ainda a 7 de dezembro, das 20 horas às 22h30, realiza-se um “Workshop de Teatro”, na EB/JI da Brejoeira, para a comunidade em geral, com organização da Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco. 

A 14.ª Semana Temática das Deficiências e Incapacidades, a cargo da Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo — Setúbal, proporciona a sessão de cinema adaptado “Cineautismo”, para toda a população, dia 8, quinta-feira às 10 horas, no Cinema Charlot. A entrada é gratuita.

No dia 9, sexta-feira, das 11 horas ao meio-dia, há a quarta edição, online, do “Webinar Marca Entidade Empregadora Inclusiva”, para empresas com ou sem atividade relevante na área da reabilitação, entidades do setor social e solidário e autarquias, atividade a cargo do IEFP — Centro de Emprego de Setúbal, devendo o interesse ser manifestado pelo email se.setubal@nulliefp.pt.

A última atividade do programa é “Dinâmica de Afetos”, para técnicos/as das entidades parceiras do GCpDI, dia 9, das 14h30 às 16h30, na Casa do Largo, com organização da Câmara Municipal de Setúbal. Extraprograma, a APPACDM de Setúbal, a Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco, o Grupo de Teatro Terapêutico e a Cooperativa Resina Teatro apresentam a 16, sexta-feira, de dezembro, às 21 horas, no Charlot, o espetáculo de teatro “Káutxuk”.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA