cultura

11 concertos imperdíveis e 1200 jovens: vem aí o Festival de Música de Setúbal

O tema deste ano é a liberdade, com espetáculos em vários locais do concelho. O objetivo é a partilha entre profissionais e jovens.
Os mais novos vão aprender com profissionais.

Em muitos casos, seja na ficção ou na vida real, há testemunhos de que os jovens aprendizes ultrapassam os mestres. Não se alcança esta conquista facilmente. É preciso, além de aprender a tocar, a cantar ou a compor, no mundo da música, por exemplo, a dedicação, o esforço diário, os princípios fundamentais, além de saber ouvir, escutar e compreender.

Claro que a arte é diferente de pessoa para pessoa e não há dois artistas iguais, mas há complementos que se esperam e outros, muitas vezes, completamente improváveis. Mas a partilha geracional é sempre importante e é mesmo esse um dos objetivos do Festival Internacional de Música de Setúbal, que decorre de 8 a 12 de maio.

A 12.ª edição, com o tema “Ecos da Liberdade”, inserida nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, convida miúdos e jovens, mas também orquestras e outros grupos, a tocarem temas da liberdade. Pretende-se “promover uma partilha cultural que assegura a ligação entre músicos profissionais, portugueses e estrangeiros, e a comunidade local, incluindo mais de um milhar de crianças e jovens, para criações artísticas e performances musicais únicas e marcantes”, explica o município de Setúbal.

O evento cultural, organizado pela A7M — Associação do Festival de Música de Setúbal numa parceria da Helen Hamlyn Trust com a Câmara Municipal, tem o palco principal no Fórum Luísa Todi, ainda que estejam agendados concertos na Igreja e Claustros do Convento de Jesus, Paços do Concelho e Sociedade Perpétua Azeitonense.

A programação completa, todas as informações de bilheteira e condições de reserva de entradas para as iniciativas, está disponível para consulta na página oficial do evento. Veja na lista abaixo os detalhes acerca dos espetáculos.

8 de maio

21 horas — “Harmonias de Liberdade: Zeca tocado por miúdos” junta no palco do Fórum Municipal Luísa Todi o Conservatório Regional de Setúbal, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, a Academia de Música de Almada e o Coral Infantil de Setúbal.

9 de maio

15 horas — O Conservatório Regional de Setúbal apresenta, no Fórum Luísa Todi, o “Concerto Pedagógico: Carnaval dos Animais” para grupos escolares dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

21 horas — Na Igreja de Jesus, decorre o espetáculo “Música portuguesa para cordas”, com o Sexteto da Camerata Atlântica, o Conservatório Regional de Setúbal e a Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

10 de maio

10h30 — Realiza-se o habitual desfile de percussão, este ano designado “Batucada da Revolução”, no Largo José Afonso, com direção musical e coordenação de António Machado e Diogo Castro e a participação de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico de escolas do concelho.

21 horas — A Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, os ensembles de percussão e de saxofones do Conservatório Regional de Setúbal, o Coro Feminino TuttiEncantus e a Cerci Feira e a Cerci Lamas sobem ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi para apresentarem “A pomba da paz é cheia de revoluções futuras”.

11 de maio

10h30 e meio-dia — Nos claustros do Convento de Jesus, é promovido o concerto “Escutar a diferença: a poesia está na rua”, com coordenação musical e musicoterapia de Ana Marques e criação, composição e direção musical de Aleksandar Zar, espetáculo em que participam a APPACDM de Setúbal, a Academia de Música Luísa Todi e o Coral Infantil de Setúbal.

18 horas — O violoncelista britânico naturalizado brasileiro David Chew atua no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

21 horas — O cantor e compositor português Miguel Araújo apresenta-se no palco do Fórum Municipal Luísa Todi com a Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela.

12 de maio

10 horas e 11h30 — O Fórum Luísa Todi é ponto de encontro de “Escrita Criativa de Canções”, concerto com o envolvimento de alunos do 1.º ciclo dirigido por Carlos Garrote e com Ariel Rodriguez, no teclado, Ale Damasceno, na bateria, e Ana Marques, no clarinete.

16 horas — O guitarrista croata Dejan Ivanovic, acompanhado do Ensemble de Guitarras do Festival Internacional de Música de Setúbal, protagoniza um concerto no auditório da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, dirigido por Gonçalo Gomes Gouveia.

18h30 — O último dia do festival conta com um terceiro concerto, de encerramento, no Fórum Municipal Luísa Todi, dedicado à temática do festival, “Ecos de Liberdade”, com a Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Setúbal e a participação de alunos de todas as escolas parceiras do evento, dirigido pelo maestro Pablo Urbina.

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer todos os espetáculos do Fórum Luísa Todi durante o mês de abril. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA