compras

U Shabby Chic: a loja onde pode recuperar os móveis dos seus avós

O espaço vintage do Bairro do Liceu dá uma nova vida às velharias que já não se enquadram na decoração lá de casa.

Aqui tudo se transforma.

Gostava de aproveitar aquele móvel da sua avó, mas já está velho e sem graça? Na U Shabby Chic, no Bairro de Vanicelos, em Setúbal, é possível fazer um verdadeiro “make-over” das velharias com significado na sua vida. É um dos poucos espaços em Portugal que se dedica à recuperação e transformação criativa de mobiliário e decoração antigos.

Como o nome indica, a loja tem influências do estilo shabby chic, mas também do vintage e cottage. O estilo shabby chic foi criado pela decoradora americana Rachel Ashwell, que se inspirou na época das grandes casas de campo inglesas. Na altura, era costume decorar-se os espaços, com móveis comprados em mercados de pulgas já usados e desgastados. Para compor o estilo, Ashwell deu-lhe um toque feminino com velas, flores, usando tons de rosa e verde.

O termo shabby significa gasto. Com o objetivo de trazer algo novo, foi acrescentado o nome chic, que remete para a combinação de objetos e mobiliário antigo reciclado.

Manuela Lopes, 60 anos, responsável pelo espaço, sempre se interessou pela área de decoração e artes plásticas. Daí ter abraçado o desafio de abrir a U Shabby Chic, em Setúbal, em abril de 2016. O franchising criado há três anos por Teresa Ferreira começou com a loja-mãe de Coimbra. Setúbal foi o primeiro espaço franchisado e atualmente há também em Viseu, Fátima, Aveiro, Santarém e Porto.

O princípio de todas as lojas é o mesmo: a reciclagem de materiais antigos. O mobiliário é todo pintado à mão, com tintas chalk paint eco-friendly, sem adição de chumbo e agentes tóxicos. A marca é a representante ibérica exclusiva das tintas inglesas Vintro Chalk Paint.

O espaço, de 100 metros quadrados, tem várias vertentes: transformação de móveis para venda em loja, pintura e transformação de móveis de clientes em oficina, workshops, aulas particulares e venda de tintas. Os orçamentos das recuperações dependem dos materiais usados. 

Quem manda nisto tudo?

Nome: Manuela Lopes
Idade: 60
Marca favorita: U Shabby Chic
Guilty pleasure: Ter liberdade para criar!
Convença-nos a visitar o espaço: “Visite-nos, porque somos diferentes”

tags: Bairro do Liceu, chalk paint, móveis, recuperação, transformação, U Shabby Chic, Vanicelos, velharias

localização, contactos e horários

morada
  • U Shabby Chic [ver mapa]
    Praceta Dr. Joaquim Ferreira de Sousa, 5 Loja D
    2900-194 Setúbal
horários
  • Segunda a sexta
  • Das: 10:00
  • Às: 13:00
  • Das: 15:00
  • Às: 17:00
  • Sábado
  • Das: 10:00
  • Às: 13:00

outros artigos de compras

mais histórias de Setúbal