compras

Susana Fernandes: a nail artist setubalense que está a conquistar prémios pelo mundo

A artista ganhou 18 prémios numa competição de unhas nos Estados Unidos e foi a primeira portuguesa a vencer na Feira de Madrid, em 2014.
Conheça o percurso de Susana Fernandes.

Susana Fernandes nasceu em Setúbal, tem 40 anos e um grande dom: faz unhas incríveis. Prova disso são todos os prémios internacionais que tem vindo a ganhar nos últimos anos. Representa o País e a cidade sadina pelo mundo fora e a NiS esteve à conversa com a artista. 

Tudo começou há cerca de 12 anos quando Susana Fernandes estava a terminar o mestrado em Arquitetura e a trabalhar nas caixas do Continente Modelo de Setúbal. Na altura, pouco ligava a unhas e sempre foi algo que lhe passou ao lado. Até que começou a reparar nas mãos das suas colegas. 

“Ouvi as minhas colegas a falarem de unhas, a dizerem que os desenhos eram todos feitos à mão e aquilo chamou-me à atenção. Comecei a pensar que, se calhar, também era capaz de os fazer”, conta à NiS Susana Fernandes. Como estava numa altura da vida menos boa e “infeliz com a situação profissional”, decidiu sair da sua zona de conforto, juntou dinheiro e foi tirar um curso de unhas na Nails 21, em Setúbal.

Assim que tirou o curso, começou logo a trabalhar na área, ainda sem certezas do que iria fazer no futuro. Quando estava prestes a deixar para trás este mundo, por “ser bastante incerto”, conheceu Hanna Vasko, uma referência mundial e um ícone na arte das unhas. Foi na Feira da Estética em Lisboa, em outubro de 2010, que a setubalense ficou encantada com os desenhos feitos à mão pela artista ucraniana. Se estava prestes a desistir, mudou de ideias naquele dia. 

“A Hanna Vasko veio com muitas técnicas novas e implementou-as aqui em Portugal e, por isso, ficou muito conhecida. Eu tornei-me no braço direito dela”, sublinha Susana. Um ano depois de ter tirado o primeiro curso, já estava a trabalhar com uma das maiores referências de nail art e foi com ela para a Feira do Porto.

Foi a artista ucraniana que introduziu o primeiro campeonato de unhas em Portugal e, como Susana fazia parte da equipa de Hanna Vasko, teria que competir. “Quando soube chorei imenso porque sou muito tímida e ia estar a expor-me desta forma, com tão pouco tempo. Mesmo assim aventurei-me”, relembra Susana. A verdade é que, mesmo com os medos e receios, saiu de lá vencedora. A partir daí, nasceu o bichinho pela competição. 

Chegaram ainda a ter um espaço na cidade do Sado com o nome da artista ucraniana. Passado um ano, Hanna Vasko decidiu mudar-se para a capital. “Eu também a ajudava em Lisboa, mas começou a ser bastante cansativo para mim porque as minhas clientes eram todas de Setúbal. Então acabei por abrir um franchising dela aqui na cidade e foi a minha primeira loja sozinha”, explica a artista.

Apesar de terem seguido caminhos diferentes, foi Hanna Vasko que impulsionou o crescimento de Susana neste meio artístico. Começou a ter sucesso e a entrar no mundo das competições. Mal sabia ela que, 12 anos depois, teria uma loja cheia de prémios e distinções. 

Alguns dos prémios e certificados na loja da nail artista em Setúbal.

Susana foi a primeira portuguesa a ganhar na Feira de Madrid, em 2014, e a primeira a competir na cidade de Tóquio. Também já passou por países como Itália, Estados Unidos da América e México.

Cinco anos depois de ter vencido na Feira de Madrid foi nomeada embaixadora de Setúbal. Susana não esconde o orgulho de ter um papel tão grande nesta área e, sempre que vai para fora, nunca se esquece as suas origens. “Tento sempre representar o nosso País e a nossa cidade. Às vezes temos que ter valor lá fora para começar a ter cá dentro. A partir do momento em que ganhamos algo internacionalmente, é toda uma dimensão diferente e abrem-se muitas portas”, acrescenta. 

Depois de trabalhar com Hanna Vasko, continuou o seu percurso com outras marcas. Uma delas foi a Antartyc. A artista conseguiu ficar com a marca depois de ter passado, em primeiro lugar, num concurso em Itália. No entanto, a marca italiana não vingou em Portugal por ser muito cara para o mercado português. “Percebi que me estava a perder um bocadinho por não estar a vender. Entretanto surgiu a HN Hit Nails e estou aqui há mais de um ano”, conta. 

A setubalense costuma competir em várias categorias de nail art, “para somar o máximo de pontuações e conseguir ganhar a grande taça”. E foi exatamente isso que aconteceu na última competição em que participou. Foi em dezembro do ano passado que Susana Fernandes encheu a mala de prémios do Global Vega Beauty Championship. Mais concretamente, 18 primeiros lugares e um Grand Prix.

Ganhou o primeiro lugar em premium judge poster horror.

“Uma pessoa vem do nada e ganhar estes prémios é recompensador. Pensamos sempre que nunca vamos conseguir e depois quando conseguimos, percebemos que afinal tudo é possível”, acrescenta. 

Susana Fernandes é formadora na HN Hit Nails, a academia de unhas mais premiada do País e pode encontrá-la na loja de Setúbal, na Rua Dr. António Manuel Gamito perto do Estádio do Bonfim. Prepare-se para ver as paredes do espaço cheias de medalhas, troféus e certificados. 

Carregue na galeria para ficar a conhecer o espaço e alguns do trabalhos da artista.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Dr. António Manuel Gamito 21a
    2900-056 Setúbal
  • HORÁRIO
  • De terça a sexta-feira das 9h às 19h e sábado das 9h às 18h

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA