compras

Setúbal In Arte promove artesanato local

Loja de artesanato e decoração fica na Rua Augusto Cardoso e vende produtos fabricados por artesãos locais.

Teresa Oliveira, de 44 anos, formada em design de interiores, foi desafiada por um amigo, em finais de 2015, a criar uma loja de artesanato colaborativa, em Setúbal. Foi assim que nasceu o espaço Setúbal In Arte, uma loja de artesanato colaborativa, em que os artesãos das várias especialidades colocam os seus artigos à venda durante um período de tempo determinado. 

A loja tem peças de cerâmica de autor, têxteis feitos por artesãos locais, os famosos taleigos típicos do Alentejo, carteiras e porta-chaves em crochet, cestas de verga, ímans com motivos relacionados com a pesca, como os polvos, os chocos e as sardinhas e também sardinhas em chocolate.

Além dos artesãos locais, Teresa trabalha com várias empresas nacionais, como é o caso da Greatest Candel, que vende velas perfumadas, recicladas a partir de óleo alimentar e que podem ser fabricadas em casa no microondas e também com a marca portuguesa Be Fish.

De acordo com a empresária, os artigos são vendidos seguindo a lógica da sazonalidade. No inverno na época do Natal, os presépios são os produtos que saem mais. No verão são os ímans em vidro, com os peixinhos sobretudo os chocos, típicos de Setúbal e também os postais com as paisagens da cidade”, explica à New in Setúbal.

Localizada no coração da Baixa, a loja recebe vários turistas sobretudo emigrantes na Inglaterra, França e Alemanha. “Apesar de haver muitos turistas de fora, em agosto, o nosso emigrante gosta de levar recordações aos amigos para mostrar o que existe em Setúbal. E nesse aspeto, o sentimento de saudosismo é muito bonito”.

Um das particularidades da loja aberta há três anos é a venda de produtos de artesanato personalizados. “Acho que fazia falta uma loja deste género, onde a pessoa chegasse com uma ideia e pudesse pedir ao artesão para fazer a peça exatamente como idealizou. Apesar de não ser barato, o cliente fica com um artigo ou oferece algo que não vai encontrar noutro sítio”.

tags: artesanato, Baixa, Setúbal In Art

localização, contactos e horários

morada
  • Setúbal in Art [ver mapa]
    Rua Augusto Cardoso, 47
    2900-667 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Das: 10:00
  • Às: 19:00