Foi no ano em que estava a terminar o 12.º que Sónia Marques, de 43 anos, perdeu o pai. Este acontecimento fez com que não fosse para a universidade e tivesse de ir trabalhar para uma empresa de publicidade. Apesar de ser uma área que gostava muito, o pai deixou uma empresa de construção civil e os irmãos da setubalense precisavam de apoio no escritório. Acabou por deixar o que gostava de fazer para dar apoio ao negócio familiar.
Porém, o “bichinho” de desenvolver outras atividades ficou sempre presente. “Trabalhei durante 17 anos com os meus irmãos, mas sempre com o desejo de fazer algo que me realizasse. Quando fiz 40 anos, decidi que estava na altura de procurar o meu caminho e realizar o meu sonho, sobre o qual já escrevia há dez anos”, começa por contar Sónia à New in Setúbal.
Ao longo deste tempo, foi anotando ideias e contactos que considerava importantes e de qualidade para futuras parcerias e foi então que fez acontecer. Sendo Setúbal uma cidade da qual tem muito orgulho nas suas tradições e costumes, não poderia escolher melhor local para realizar o que idealizou. Com certeza que perto dos Ferries — Catamarans já viu uma estrutura em formato de peixe e já se tinha questionado sobre o que seria.
Pois bem, trata-se do espaço físico da Setúbal Souv. É em plena Avenida Luísa Todi que encontra este quiosque “O Peixe”. A boa notícia é que a inauguração está marcada para este sábado, 1 de abril, às 10 horas. Neste dia, pode também contar com um mercadinho para a degustação de alguns dos produtos que estão à venda na loja. Por isso, se ainda não sabe o que fazer nos próximos dias, aqui fica uma ótima sugestão. Aqui, claro que o principal conceito só poderiam ser os famosos souvenirs que tanta gente gosta das respetivas cidades que visita.
“Estamos com a grande expectativa de receber muitas pessoas no dia da inauguração porque a nossa loja só por si gera curiosidade devido à sua forma de peixe. A partir da inauguração, será decorado com bandeiras alusivas à marca. No dia da inauguração, teremos bolo e bebidas para quem nos visitar, além de oferecermos a cada pessoa uma pulseira que a marca vai lançar em homenagem ao Senhor do Bonfim”, revela.
“O objetivo da marca é que Setúbal tenha o orgulho de se sentir representada através dos nossos produtos, assim como vejo noutras cidades do nosso País. Sempre achei que Setúbal tem muito potencial em termos de costumes e tradições. Com o passar do tempo, fui reforçando a certeza de que esse potencial existia e só precisava de ser trabalhado. Temos o peixe, os vinhos, a doçaria, a laranja, as ostras, o moscatel, o choco “frite”, que foram referências constantes ao longo da minha vida”, acrescenta.
Neste espaço poderá encontrar artigos exclusivos da marca, onde estarão presentes 12 ícones, que representam alguns dos monumentos e personagens, não só da cidade, mas também do distrito. Há ainda artigos que contam as histórias e tradições representados nesses ícones. As canecas, por exemplo, são embaladas numa caixa identificada com o ícone correspondente e uma breve descrição do seu significado.
Caso não tenha oportunidade de visitar a loja no dia da inauguração, pode conhecer os produtos online através do Instagram e fazer encomendas por mensagem privada. Brevemente, terão um site de venda online. No que toca aos preços, há para todas as carteiras. Os artigos variam entre 1€ e 150€.
Outro ponto interessante no quiosque é que pode encontrar um painel que tem todos os ícones assinalados com um código QR, que permite identificar a localização daquele monumento. Além disso, há também algumas histórias dos ícones contadas no teto da loja. O espaço está aberto de segunda-feira a domingo das 10 às 19 horas. No verão haverá um horário mais alargado.
Se ficou com curiosidade para o que aí vem, percorra a galeria para ficar a par.