compras

Prakazita: a nova loja da Baixa vende bijuteria artesanal e artigos zen

O espaço abriu em novembro, na Rua do Romeu. Há produtos feitos na Índia e Indonésia.
Há tapetes, incensos e mandalas.

Há uma nova loja, na Baixa de Setúbal, que vende jóias artesanais, peças decorativas e artigos zen. A Prakazita abriu a 15 de novembro, na Rua do Romeu no antigo espaço da Mítica Lusa. A maioria da bijuteria é feita à mão por Zita Fehér, de 46 anos.

A responsável, natural da Hungria, sempre se dedicou a fazer pulseiras, colares e brincos com pedras naturais. Começou por vender online em Las Vegas, onde morou durante vários anos. Veio para Setúbal há cerca de sete meses, depois de se ter reencontrado com o atual companheiro Paulo Barata.

“É uma história curiosa. Nós conhecemo-nos há 22 anos quando trabalhávamos nos barcos de cruzeiro. Depois nunca mais tivemos contacto, até ao ano passado num retiro de ioga no Alentejo, onde nos voltamos a encontrar. Foi por isso que vim para Portugal para criar este projeto em comum com o Paulo e expor os meus trabalhos”, começa por contar à New in Setúbal.

As peças que não são feitas por Zita são criadas por artesãos locais e outras vêm diretamente da Índia e Indonésia. Uma delas é uma coluna natural em bambú para amplificar o som do telemóvel. O acessório é feito por uma comunidade de pessoas com deficiência, da aldeia de Borobudur, na Indonésia. A coluna custa 27€ e os desenhos dos padrões são todos diferentes. As peças de bijuteria são desde 14€, mas os preços variam de acordo com os materiais utilizados.

Basta pôr o seu telemóvel no interior da coluna.

Na secção de artigos zen, há vários tipos de incensos para meditação, mandalas, tapetes, entre outros. “A ideia de abrir a loja foi trazer algo diferente à cidade e dar mais vida à Baixa. O nome Prakazita é um termo da Índia antiga que significa luz/iluminação, e por coincidência, Zita é também o meu nome”, revela.

Quem manda nisto tudo

Nome: Zita Fehér
Idade: 46
Marca favorita: Ferrero Rocher
Guilty pleasure: Ioga
Convença-nos a visitar o espaço: “Visite um espaço diferente”.

tags: Baixa, Índia, Indonésia, ioga, jóias artesanais, novidade nis, Prakazita, setúbal

localização, contactos e horários

morada
  • Prakazita [ver mapa]
    Rua do Romeu, 9
    2900-595 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Segunda a sexta
  • Das : 10:00
  • Às: 13:00
  • Sábado
  • Das: 10:00
  • Às: 13:00

outros artigos de compras

mais histórias de Setúbal