compras

Os vernizes “tudo em um” que deixam a manicure idêntica às unhas de gel

A aplicação é rápida e a remoção é fácil. Mantêm as unhas longas, fortes e saudáveis — e já se tornaram virais.
Conheça as BIAB.

“Estou tão farta de ir ao salão a cada duas semanas para me sentar a fazer unhas de gel.” O desabafo da influencer Sydney Nichols deu origem a tendências minimalistas — como as naked nails ou a strawberry milk —, mas há quem não consiga abdicar do efeito criado pelas lâmpadas UV.

Nos últimos anos, surgiram dezenas de métodos que, pela durabilidade ou variedade de cores, têm conquistado uma enorme popularidade no mundo da beleza. Falamos do verniz em pó, da fibra de vidro ou até dos adesivos. No entanto, nenhuma destas opções oferece um resultado semelhante.

Os Builder in a Bottle (BIAB) são os vernizes do momento por serem uma técnica alternativa ao gel. Descrita como um “tudo em um”, esta fórmula funciona em simultâneo como base, gel construtor ou top coat — que, normalmente, são comprados e aplicados em separado.

O produto foi lançado em 2015, através da marca norte-americana The Gel Bottle, da nail artist Daisy Kalnina, mas só nos últimos meses se tornaram um fenómeno online. Entretanto, várias marcas lançaram as suas próprias versões. A prova é que no TikTok a hashtag #biab já soma mais de 500 milhões de visualizações, com vários utilizadores a partilharem a sua experiência.

Desde então, os vernizes — disponíveis em mais de 50 cores — chegaram a nomes tão conhecidos como Jennifer Lopez, Dua Lipa ou Kim Kardashian. Tudo porque, em termos de aparência, o acabamento suave e brilhante é semelhante ao estilo que muitas mulheres fazem no salão há anos.

“É mais suave do que o acrílico, mas mais espesso do que o verniz normal ou o gel. A camada protetora que cria incentiva o crescimento das unhas”, explica a especialista Giorgia Cappella, à revista “Glamour”.

Como aplicar os BIAB

Apesar das semelhanças, o processo de aplicação é um pouco diferente. Em casa ou no salão, deve começar por preparar as unhas e remover quaisquer resíduos com acetona pura. A seguir, pode usar uma camada fina do verniz Builder in a Bottle sobre a unha natural num tom transparente ou branco.

É aqui que o método começa a ficar diferente. Em vez do aspeto líquido do verniz tradicional, as cores desta tendência surgem sob a forma de géis mais espessos. Se normalmente aplica uma camada fina da sua cor de eleição, neste caso deve colocar uma gota grossa e espalhá-la de um lado para o outro.

@amberjhnails_

I’m using @the_gelbottle_inc BIAB Nu03🖤 #biab #biabnails #biabjourney #biabapplication #nails #gelnails #biabtutorial #almondnails #thegelbottle #nailtutorial #buildergel

♬ Piano sleep LoFi slow midnight(808930) – Gloveity

Por fim, é importante limpar cada dedo com álcool para remover qualquer excesso e limar um pouco, tornando o acabamento mais brilhante. Assim que tiver a base, pode aplicar nail art por cima, colocar qualquer tom de outro verniz normal ou terminar com uma camada fina de top coat.

Quais são as vantagens?

Tal como acontece com o gel, o BIAB exige uma manutenção consistente e regular para garantir um aspeto saudável. O resultado deve durar entre duas a quatro semanas, dependendo de vários fatores e do estilo de vida da pessoa.

No entanto, há várias vantagens. A fórmula não inclui produtos químicos como o formol, tal como acontece no acrílico, logo não danifica a superfície da unha. Além disso, como não requer penetração, é mais saudável do que as técnicas mais populares.

Se é fácil a aplicar (e seca rápido), também é simples remover. Pode fazê-lo com uma lima de unhas ou uma lima elétrica para retirar a maioria do produto. Porém, como é mais grosso e forte, o resto tem de ser removido com um disco de algodão embebido em acetona, protegido com papel de alumínio.

“É recomendado que o BIAB seja utilizado para imitar o vértice da unha natural, fornecendo a estrutura de que a unha necessita para suportar a proteção contra as quebras. Se for utilizado corretamente, é ótimo para manter as suas unhas longas, fortes e saudáveis”, acrescenta.

Os vernizes estão disponíveis no site oficial da empresa The Gel Bottle, e podem ser comprados em Portugal a partir dos 12€.

Carregue na galeria para ver alguns exemplos de como estão a ser aplicados.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA