compras

Os casacos obrigatórios para os próximos meses saíram do armário dos nossos pais

Clássico e intemporal, o barn jacket já atravessou várias gerações. A Prada anunciou o seu regresso e as it girls concordaram.
Mantêm os tons clássicos.

Embora tenham tido origem no século XIX, os barn jackets (também conhecidos como casacos encerados) têm atravessado várias gerações. Enquanto os millenials e a geração Z preferem referir-se à peça usando o anglicismo, os restantes só a reconhecem através do nome que deriva do típico efeito encerado.

Antes de serem adotados para uso diário, foram criados em França para responder às necessidades dos camponeses e trabalhadores rurais. Como eram feitos de tecidos robustos, resistiam às condições meteorológicas adversas e adaptavam-se aos trabalhos braçais, oferecendo liberdade de movimentos.

As cores mais comuns eram o azul, especialmente em tons escuros que ocultavam melhor a sujidade e o desgaste — por isso, foi apelidado de “bleu de travail” nas cidades francesas. Havia também modelos em tons de castanho e de cinzento, que se mantêm como as cores mais comuns e populares.

Desde então, tornaram-se um acessório no guarda-roupa de milhares de pessoas em todo o mundo, desde a família real britânica (a rainha Isabel II, em específico) às it girls do momento, como Gigi Hadid. Na estação fria de 2024, voltam a ser estes os casacos na ordem do dia.

Graças a marcas como a Prada, a Miu Miu ou a Loewe, foi elevado novamente a um essencial sazonal, surgindo numa série de desfiles com um ajuste oversized e em tons de azul-marinho, bordô e verde cáqui. Além disso, está popular entre influencers como Matilda Djerf e artistas como Dua Lipa.

@camillemontagnac

1, 2, 3 ou 4? 🤎🍂 #barnjacket #fashioninspo

♬ original sound – Stan 🙂

O mercado está repleto de reinterpretações contemporâneas, mas com referências ao design intemporal. A maioria inclui golas em bombazina, vários bolsos e botões metálicos com molas, diferenciado-se nos restantes detalhes. Alguns são mais curtos e acolchoados, enquanto outros são lisos e prolongam-se até aos joelhos.

Um dos motivos da popularidade é a facilidade com que a peça se adapta às mudanças do clima, sobretudo no início do outono. Ao mesmo tempo, assegura um estilo e uma silhueta elegantes que transitam facilmente do dia a dia no trabalho para um jantar mais informal com amigas.

Como costumam ter um forro de flanela ou lã, proporciona uma camada extra de calor, ideal para os dias mais frios. Isto torna os barn jackets práticos tanto para ambientes rurais, como para um ambiente mais urbano.

Com um visual rústico e clássico, também combina facilmente com roupas casuais ou propostas urbanas. Imagine-se, por exemplo, uma combinação com jeans e botas, ou sobre sweaters e calças de alfaiataria, para quem quiser dar um toque de elegância ao estilo casual.

Os icónicos casacos da Barbour ou o clássico Detroit, da Carhartt WIP, têm sido alguns dos exemplos resistentes destas peças no guarda-roupa das celebridades há vários anos. Todos os anos, têm em stock várias versões diretamente inspiradas nos casacos de trabalho originais, que inspiraram as primeiras coleções.

Mais recentemente, além das fast fashion, também se têm multiplicado as versões em segunda mão nos sites de revenda, sobretudo entre quem procura artigos vintage. Basta um scroll em aplicações como o eBay ou a Vinted para encontrar dezenas de propostas, para todos os gostos.

Carregue na galeria para ver a uma seleção de barn jackets da NiT, com propostas de vários estilos e marcas (a partir de 29,99€).

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA